O projeto Descubra Botucatu que foi formulado pelo Conselho Municipal de Turismo – COMUTUR, e conduzido pela equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, oferece 6 tipos de roteiros na cidade. Inicialmente é feito o roteiro de turismo histórico-cultural, de aventura, de contemplação e rural.

Os lugares são: Fazenda Lageado (Museu do Café e CEVAP); Rampa de Voo Livre; Fazenda Demétria; Cachoeira Véu de Noiva; Centro Histórico e Morro de Rubião Junior e Estância Jacutinga.

Todos os roteiros são cumpridos aos domingos, a exceção da visita a Estância Jacutinga que será no sábado.

O projeto prevê a retirada dos bilhetes nas quintas e sextas-feiras que antecedem os passeios das 8h às 11h e das 12h30 às 17 horas, na bilheteria da Estação Ferroviária de Botucatu “Engº Nelson Dib Saad”.

O passeio é gratuito e cada pessoa pode retirar no máximo 4 bilhetes. Um ônibus foi contratado pela Prefeitura, com ar condicionado, e guias com saída as 8h30 da Estação.

Nos locais monitores orientam os visitantes. Os dois primeiros passeios realizados tiveram todos os 45 bilhetes disponibilizados na quinta-feira esgotados em 30 minutos.

No domingo (06) o passeio ocorreu na Estância Demétria.

No último dia 23 de outubro, o Museu do Café também inaugurou o projeto “Descubra Botucatu”. O Coordenador do Núcleo do Museu do Café, José Eduardo Candeias agradeceu a inclusão do Lageado como primeiro atrativo do projeto e ressaltou que iniciativas dessa natureza são fundamentais para o crescimento da atividade turística na cidade, sempre desenvolvida de forma sustentável e responsável, “objetivando”, diz ele “preservar nossos bens naturais, nosso maior tesouro”.

(Com informativo – Museu do Café)