25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Bancários entram em greve por tempo indeterminado; saiba como usar os serviços

O anúncio da  greve dos bancos a partir desta terça-feira (06), em todo o país, fez com que muitos clientes corressem para as agências bancárias de Botucatu nesta segunda-feira (05), para antecipar algumas movimentações.

A reportagem do Agência14News percorreu algumas agências de Botucatu e bancos como Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco e Santander amanheceram na terça-feira com cartazes indicando a greve.

A categoria reivindica reajuste salarial de 5% além da reposição dos 9,57% da inflação no período. Os bancos ofereceram reajuste de 6,5% sobre o salário e os benefícios como auxílio-creche e vale-alimentação, e abono no valor de R$ 3 mil.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) cerca de 140 sindicatos e federações de todo o país aprovaram a paralisação, por tempo indeterminado, em assembleias realizadas na última semana.

Durante esse período, os órgãos de defesa do consumidor dizem que a população não pode ser prejudicada, inclusive não é permitido cobrar multas ou juros no caso de atraso de pagamento, por conta da greve.

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), lembra que os caixas eletrônicos continuam à disposição dos clientes para agendamento e pagamento de contas, emissão de folhas de cheque, depósitos, saques e transferências. Lembra ainda que nos postos dos Correios, Casas Lotéricas e Supermercados, esses serviços também continuam disponíveis.

Além disso, é possível usar o Internet Banking e aplicativos de celular para pagar contas, fazer transferências (valores limitados), investimentos e resgates e até empréstimos e financiamentos. Para  quem precisa renegociar dívidas os bancos oferecem uma plataforma sem atendimento ou permitem o envio de propostas pela internet. Já o financiamento imobiliário, como precisa que a documentação seja entregue direto na agência, tende a ficar suspenso durante a greve.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes