29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Aumento da violência contra crianças e adolescentes preocupa conselho tutelar

-Rosemary Cunha é conselheira tutelar em Botucatu

A pandemia deixou as pessoas mais tempo juntas em casa. Para alguns, isso foi um fator positivo, mas para as outros a mudança gerou problema.

Segundo a conselheira tutelar, Rosemary da Cunha Carvalho, durante a pandemia integrantes da mesma família que estavam em um ritmo de vida considerado normal, hoje enfrentam dificuldades de estarem no mesmo ambiente. “As crianças e adolescentes estão mais vulneráveis. Os conflitos familiares aumentam e com eles a violência contra crianças e adolescentes também”.

Hoje, os atendimentos estão voltados mais a famílias com casos de uso abusivo de álcool, entorpecentes, violência doméstica, abandono de incapaz, abuso sexual. “As famílias procuram pelo serviço do conselho tutelar por iniciativa própria, em busca de seus direitos, e até mesmo orientação sobre guarda aumentou muito nesse período”, comenta.

-Conselheiras tutelares que trabalham em Botucatu

Ela lembra que o conselho tutelar é responsável por zelar pelos diretos da criança e adolescente como preconiza o ECA – artigo 8.069 de 13 de julho de 1990 que já completou 30 anos. E a atuação é de ouvir, orientar, aconselhar e encaminhar aos órgãos competentes, e aplicar as medidas protetivas.

Os conselheiros são escolhidos durante votação da comunidade e eles podem atuar por 4 anos, podendo se reeleger. Hoje são 5 integrantes.

O Conselho Tutelar pode ser acionado pelo telefone 3811-1408 que é transferido para o celular de plantão durante a pandemia, além do chamado em caso de urgência poder ser feito à Guarda Civil (199) e Polícia Militar (190).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes