28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Atividades especiais celebram a “Semana de Combate ao AVC”

Entre os dias 23 e 28 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame. Durante a Semana Nacional de Combate a doença serão realizados cursos, palestras,  ações preventivas, caminhada e corrida em Botucatu.
 
A intenção da Secretaria é despertar a população sobre a importância de se prevenir o AVC, uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O derrame ocorre devido uma alteração da circulação sanguínea em parte do cérebro, causando a falta ou excesso de sangue. A pessoa que sofre um AVC pode ter sequelas, como falta de movimento e fala, até a morte, dependendo a intensidade do caso.
 
Em cerca de 90% dos pacientes, hábitos de vida saudáveis podem prevenir casos de AVC, como o controle da pressão alta, a prática de atividades físicas regulares, redução do colesterol, não fumar, evitar a ingestão de bebida alcoólica, além de manter o peso adequado. É importante reconhecer os sinais de alerta do AVC e saber que a doença tem tratamento se o paciente chegar rápido a um hospital preparado para o atendimento.
 
Confira a programação da Semana de Combate ao AVC:
 
Dia 23/10: Abertura e palestra da Semana de Combate ao AVC na Câmara Municipal às 19 horas. Atividade gratuita, aberta a população.
 
Dia 26/10: Curso/Palestra para Profissionais da Saúde no Auditório da Associação Paulista de Medicina (APM) (Rua João Passos, 326 – Centro Botucatu). Voltada a profissionais da saúde.
 
Dias 28/10: Atividade de prevenção na Praça do Bosque (Centro), com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações para a população, das 9 às 12 horas. Atividade gratuita e aberta a população.
 
Dia 29/10: Caminhada/Corrida Combate ao AVC–SMS/HCFMB. Concentração e saída ao lado do Prédio Ciências do Solo – na Fazenda Lageado, às 16h15. Inscrições gratuitas no local.
 
Botucatu terá 1º Dia Vascular
 
No dia 11 de novembro será realizado o 1º Dia Vascular de Botucatu, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdade de Medicina da Unesp, com o apoio da Fundação UNI e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo.
 
A ação tem como objetivo realizar, de forma gratuita, triagem voltada para as doenças vasculares como aneurisma aórtico e doença carotídea na população com maior risco. Com a ação, a população que participar receberá orientação sobre prevenção e tratamento de doenças circulatórias.
 
Os atendimentos serão realizados das 9 às 15 horas no Espaço Saúde “Cecília Magaldi”, Avenida Santana 323, Centro (ao lado do Samu). Informações: 3811-1100.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes