25 de abril de 2024
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Até 30 kms da cidade empresa deve oferecer internet a moradores, diz Anatel

A reportagem do site Agência14News ouviu novamente a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações sobre o atendimento do serviço de internet a moradores do distrito de Rubião Jr, em Botucatu (SP).

O assunto veio à tona após a reportagem receber uma reclamação de uma leitora via Fan Page do Agência14News: “Alguém sabe quando vai chegar internet de fibra óptica em Rubião Jr? Em Botucatu têm várias empresas e em Rubião não temos nenhuma. Onde moro não tem internet, nem via rádio, por causa das árvores na frente da antena”.

Confira abaixo as respostas da Agência Reguladora que tem como papel fiscalizar a qualidade e expansão dos serviços de comunicação.

 

PRAZO DE ATENDIMENTO

“Não, não há prazo estabelecido. Como já dito anteriormente, o usuário terá que entrar em contato com a prestadora VIVO e solicitar o atendimento rural (telefonia fixa e internet fixa) se estiver situado até 30km dos limites do distrito sede de Botucatu. Se ele estiver situado em Rubião está em princípio a menos de 30km do distrito sede de Botucatu. O prazo de instalação será definido pela prestadora VIVO, porque muitas vezes há necessidade de agendamento de visita técnica in loco, e após a visita, pode ser necessária a aquisição de mastro, antena e terminal de assinante, sob responsabilidade do usuário. O telefone da VIVO constante de nossa página para solicitar o atendimento rural é 40071782. Na nossa página no www.anatel.gov.br > setor regulado > universalização e ampliação > atendimento rural há várias informações sobre o atendimento rural.  Sugerimos a leitura”.

 

A EMPRESA TEM OBRIGAÇÃO E ATENDER O DISTRITO?

“Sim, a prestadora VIVO têm obrigações de atendimento rural do município de Botucatu desde 31 de dezembro de 2015. Lembrando que o usuário terá que solicitar o atendimento rural e se enquadrar nos critérios para o atendimento (situado até 30km dos limites do distrito sede de Botucatu). Neste tipo de atendimento não há possibilidade de escolha. A empresa que ganhou a licitação (VIVO) que tem a obrigação de atender em Botucatu. Botucatu provavelmente deve ter outras prestadoras de SCM (internet fixa) mas estas poderão decidir aonde instalar o serviço de acordo com seus interesses comerciais. Vale destacar que o SCM é prestado em regime privado, não havendo obrigações de universalização e continuidade do serviço. A VIVO tem obrigação de atendimento porque participou de um Edital de Licitação n.º 004/2012/PVCP/SPV – Anatel e assumiu alguns compromissos de abrangência na localidade”.

 

CLIENTE QUE PEDIR SERÁ ATENDIDO?

“Sim, se se enquadrar nos critérios exigidos (Já esclarecidos acima)”.

 

HÁ COMO A ANATEL QUESTIONAR A EMPRESA SE IRÃO LEVAR O SERVIÇO, POIS A REPORTAGEM NÃO TEVE RESPOSTA?

“A empresa VIVO já declarou que está atendendo o município e as fiscalizações estão sendo feitas. A Anatel não trata caso a caso. A não ser que a VIVO se negue a instalar o serviço. Neste caso, o usuário terá que registrar uma reclamação na prestadora e se não for resolvido ou a resposta não for adequada, deve registrar uma reclamação na Anatel. Temos vários canais de atendimento, tais como:  Fale Conosco (atendimento eletrônico), disponível na página www.anatel.gov.br ou pelos telefones 1331 ou 1332, este último destinado a pessoas com deficiência auditiva, disponível de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h”.

 

VIVO

A empresa que é a responsável pela prestação do serviço foi procurada pela reportagem do Agência14News, porém ainda não se manifestou.

 

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(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

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