28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Assembleia de Constituição da Associação Portas Azuis acontece dia 3 de outubro

Estão convidadas todas as pessoas interessadas para a Assembléia Geral de Constituição da Associação Portas Azuis – Autismo em Ação para discussão e aprovação do estatuto, eleição e posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, bem como para definição da sede provisória, a realizar-se no dia 03 de outubro de 2018, às 19 horas, e, em segunda chamada, às 19:30 horas, no auditório do Colégio La Salle, localizado na rua José Del Farra, s/n, em Botucatu.

O autismo é uma disfunção de amplo espectro, e por isso agora é chamado de transtorno do espectro autista (TEA). Imagine uma paleta de cores, que vai desde o mais clarinho, quase branco, até o bem escuro. Isso significa que duas pessoas com autismo não terão exatamente os mesmos sintomas. Além de experimentar combinações variadas de sintomas, algumas pessoas terão sintomas leves (as cores mais claras da paleta), enquanto outras terão sintomas graves (cores mais escuras da paleta). 

O TEA ocorre quando uma criança tem problemas para se comunicar e entender o que as pessoas pensam e sentem. Isso torna muito difícil para as crianças autistas responderem a gestos, expressões faciais, toques e até mesmo linguagem.

Caso você esteja se perguntando se seu filho pode ser autista, crianças diagnosticadas com o espectro do autismo geralmente apresentam:

– Hipersensibilidade da visão, sons, cheiros e toques que são normais para todos os outros

– Movimentos corporais repetitivos, como balançar para frente e para trás e fazer movimentos anormais dos dedos na frente dos olhos.

– Não olha nos olhos, ou evita olhar

– Comportamentos repetitivos

– Agressividade caso não siga rotina ou saia dela

– Dificuldade de relaciona-se com outras crianças

– Falta de comunicação verbal

Uma pessoa com autismo sente amor, felicidade, tristeza e dor como todos os outros. Só porque alguns deles não conseguem expressar seus sentimentos da mesma forma que os outros, isso não significa que eles não tenham sentimentos. Portanto, é importante educar as pessoas de uma maneira útil e informativa.

As pessoas com autismo necessitam de acompanhamento multiprofissional (pediatra, neuropediatra, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional), por isso uma nova associação de apoio a crianças e jovens autistas está prestes a ser criada. Pessoas interessadas e aliarem-se a esta causa deve participar da assembleia pública no auditório do La Salle. Qualquer dúvida entrar em contato com Lacerda (14) 99762-2928

Qual será a função dessa associação?

– Ter um ponto de apoio para troca de experiências: uns se apoiando aos outros e sentindo que não estão sós;

– Convivência: um clube de mães, pais, responsáveis, colaboradores e afins.

No início caminharemos por conta de nossas contribuições e eventos que realizaremos, mas o objetivo final é ter a nossa própria sede e criar uma instituição que preste serviços especializados.       
 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes