A Apae de Botucatu, também está envolvida na Campanha de Conscientização da Inclusão Social e durante a semana de 16 a 20 de setembro, estará realizando caminhadas pela inclusão na Praça do Bosque, na Avenida Vital Brasil e nos supermercados, Jaú Serve (Tanquinho) e Confiança.
Os atendidos da instituição estarão distribuindo panfletos explicativos e mensagem alusiva ao mês da Inclusão.
Setembro Verde
Aconteceu no dia 30 de agosto, às 8h30, a cerimônia de abertura da campanha Setembro Verde no estado de São Paulo. Neste ano, o evento ocorreu no Memorial da Inclusão em São Paulo, e contou com a presença das APAES do estado, autoridades, parceiros, entidades e de toda a comunidade que apoia a causa. A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP), em parceria com a APAE de Valinhos (SP), e tem como objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência.
O intuito é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade a causa da pessoa com deficiência. “Conscientizar a população sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência é o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa. Mesmo com uma legislação avançada, que garante cotas no mercado de trabalho e outros direitos, as pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades no mercado, na educação, e no acesso a saúde”, explica a presidente da FEAPAES-SP, Cristiany de Castro.
O evento de abertura ainda contou com várias atrações e presenças importantes. A palestra A LBI e seus avanços na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, foi ministrada por Rosangela Wolff Moro, advogada e procuradora jurídica da Federação Nacional das APAES (FENAPAES) e da Federação das APAES do Estado do Paraná. Na sequencia o público prestigiou a apresentação musical Pout Porri Instrumental da APAE de Matão.
Na ocasião, também foi apresentado pela mestre e doutora em direito, Maria Amália Alvarenga, o livro Estatuto da pessoa com Deficiência Comentado Artigo por Artigo. Além disso, houve uma roda de conversa com várias pessoas envolvidas na causa da pessoa com deficiência, são elas: Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP, Maria Amália Alvarenga, organizadora do Livro Estatuto da pessoa com Deficiência Comentado Artigo por Artigo, Rosangela Wolff Moro, procuradora jurídica da FENAPAES e FEAPAES-PR, Maria Goret Chagas, artista plástica que pertence a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés e Acir de Matos Gomes, procurador jurídico da FEAPAES-SP.
E além de participar da roda de conversa, Maria Goret contou um pouco da sua história de superação e realizou a pintura de uma obra com a boca. Também foi exibido o vídeo Oportunidade para quem é capaz, produção que contou com a parceria da APAE de Batatais (SP).
O evento foi aberto a todas instituições e pessoas que desejam apoiar a causa da pessoa com deficiência.
(com assessoria)