29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Aditivo em contrato para construção da Represa do Rio Pardo é assinado

A tarde desta terça-feira, 12, pode ser considerada como histórica para o Município de Botucatu. Em reunião na Sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, na capital paulista, o Prefeito Mário Pardini e o presidente da Companhia, Dr. Benedito Braga, assinaram o contrato aditivo que garante a construção da Represa do Rio Pardo.

Participaram também do ato o Vice-prefeito e Secretário de Infraestrutura, André Peres, o diretor de sistemas regionais da Sabesp Ricardo Borsari, e os vereadores botucatuenses Ednei Carreira, presidente da Câmara, e Sargento Laudo.

Com a assinatura, a Sabesp assume a integralidade da execução da obra. “Esse é um dos momentos mais importantes da história do nosso Município. Além de garantimos a construção da represa, que vai abastecer Botucatu por décadas, a Sabesp vai custear essa obra, sem onerar os cofres da Prefeitura. Esse era nosso desejo desde o início, que não foi compreendido por algumas pessoas, mas que após trabalharmos muito, diariamente, se realizou. Estou muito feliz e agradeço a Deus pelos milagres que tem feito em nossa cidade”, afirma o Prefeito Pardini.

Após a assinatura do aditivo, o próximo passo é a abertura da licitação para contratação da empresa que executará a obra. A previsão é de que este resultado saia em 5 meses e portanto, a ordem de serviço seja expedida ainda neste ano.

“É raridade ver um prefeito chamar para si a responsabilidade de um empreendimento deste, corre atrás, viabiliza o projeto, gerencia os licenciamentos ambientais e busca recursos. Isso tudo facilita muito essa assinatura. Se tudo correr bem na licitação, em 150 dias queremos iniciar essa grande obra em Botucatu”, citou Benedito Braga, presidente da Sabesp.

No final de dezembro de 2018, a Prefeitura já havia garantido junto ao antigo Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, a carta de crédito do financiamento do valor da obra.

Obra muito importante

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense no ano de 2040 é de 700 litros de água por segundo, muito superior a capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente.  Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes