28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Aditamento do projeto de adequação do Parque Cachoeira da Marta é assinado

Na tarde desta terça-feira (29), o Prefeito Mário Pardini se reuniu com o Secretário-Adjunto de Justiça do Estado de São Paulo e presidente do Fundo de Interesses Difusos do Estado (FID), Luiz Madureira, para a assinatura do aditamento do projeto de adequação da infraestrutura do Parque Cachoeira da Marta.

 
Além de Pardini, o Deputado Estadual Fernando Cury também participou do encontro. A comitiva botucatuense contou com o Secretário do Verde, Márcio Piedade Vieira, o Secretário de Habitação, José Carlos Broto, o integrante da Associação Vale do Aracatu, Filipe Martins, a agrônoma municipal Irene Menezes e a responsável pela elaboração do projeto, Daniela Traficante.
 
“Nosso desejo é construir um centro de educação ambiental com sala audiovisual para comportar 40 visitantes, um estacionamento com capacidade para 44 carros de passeio, 4 ônibus e 6 motocicletas, além de reformar a trilha de acesso à cachoeira, com a colocação de guarda corpo de madeira, piso de madeira e outras condições de acessibilidade”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.
 
O Parque da Cachoeira da Marta está fechado ao público desde 2010, quando a trilha foi prejudicada por causa da chuva. O projeto estava parado devido à licença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que foram encontrados supostos vestígios arqueológicos na região do parque.
 
Durante a reunião, foi autorizada a prorrogação do prazo da obra por mais 24 meses, para que Botucatu pudesse utilizar R$ 1,6 milhão já liberado para a adequação do Parque Natural.
 
“A reestruturação do Parque era um desejo antigo do Município. Tive receio de perdermos o dinheiro e por isso, desde o início do ano, estamos correndo para conseguir o prolongamento do convênio. Fico muito feliz em saber que agora poderemos dar prosseguimento nesta obra”, explicou o Secretário do Verde, Márcio Piedade Vieira.
 
O próximo passo para a realização da obra é a conquista de uma licença junto a Cetesb, o que deve ocorrer já na próxima semana. Com todas as autorizações, a Prefeitura poderá abrir uma licitação para contratar a empresa que executará a obra.
 
“O mais importante desta obra é Botucatu enxergar o potencial para o desenvolvimento econômico-turístico da cidade. Nós temos três unidades de conservação, mas a Marta é o único parque que tem cachoeira. Com o centro receptivo, vamos conseguir desenvolver o turismo e trazer renda para a cidade”, citou Filipe Martins Associação Vale do Aracatu.
 
O Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta tem aproximadamente 17 hectares de mata nativa e cachoeira com 40 metros de queda d'água.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes