Em janeiro, as famílias enfrentam diversos gastos com matrícula e compra de material escolar, além de IPTU e IPVA. Para se programar e conseguir pagar as contas, Giovana Pellison Bonjoão Rodrigues, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, dá dicas de como planejar as finanças e pagar as contas.
Para Giovana, o primeiro passo é listar todos os ganhos da família, incluindo 13° salário, bonificações e férias e em seguida os pagamentos, contas parceladas, impostos, despesas da casa e alimentação. “O ideal é colocar tudo no papel para ter uma visão melhor e mais ampla da renda e dos gastos. Fazer os cálculos e saber a real condição financeira na qual se encontra”, orienta.
Redobrar a atenção com relação aos parcelamentos longos também é outra dica da docente para passar com tranquilidade essa época. O final do ano antecede datas comemorativas, por isso mantenha as despesas sempre dentro do orçamento. Evite ao máximo os gastos com cartão de crédito e o uso de cheque especial. Adquira somente o que for necessário. Não comprometa recursos futuros. “É importante prestar atenção em contas e dívidas a longo prazo para não desequilibrar as finanças pessoais, comenta.
“É possível aproveitar descontos nesta época. O principal é quitar as contas mais importantes e não ultrapassar o orçamento. Procurar promoções, pagamentos à vista com descontos e parcelamentos sem juros, podem ser uma saída” explica Giovana.
Para auxiliar as pessoas sobre o tema, a docente do Senac Botucatu reuniu 10 dicas importantes:
1 – Liste os gastos e determine o peso no orçamento de cada um deles;
2 – Verifique se a despesa pode ser adiada;
3 – Estabeleça prioridades dando preferência aos gastos inadiáveis e às contas cuja suspensão de pagamento possa gerar penalidades, ônus ou até mesmo a perda do bem;
4 – Planeje o Natal, definindo o quanto vai gastar e quais despesas podem ser postergadas sem prejuízo;
5 – Caso não consiga fazer o pagamento à vista, dê preferência a parcelamentos sem juros;
6 – Pesquise e compare preços antes de efetuar a compra;
7 – Utilize o cartão de crédito apenas quando for benéfico;
8 – Faça metas para alcançar seus objetivos;
9 – Faça um planejamento do ano seguinte, identificando os gastos já adquiridos e reservando recursos para os que ainda estão por vir;
10 – Viva de acordo com seu padrão de vida. Atenção para não elevá-lo e perder o controle dos gastos.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)