Voluntários da Rede de Proteção à Vida de Botucatu (SP) foram desafiados gravar por meio de vídeos mensagens positivas que podem impactar e ser um acalento e estímulo positivo para alguém.
Esse material foi disponibilizado para a mídia e nas redes sociais. Veja os vídeos abaixo:
Os voluntários mostram que pequenas ações do cotidiano podem ajudar a valorizar a vida.
Acesse o site da Rede de Proteção à Vida. http://www.precisodeajuda.org/
A Rede de Proteção à Vida é um grupo multidisciplinar, de profissionais ligados à saúde mental, espiritual e física, educação, esporte, mídia, força policial, bombeiros e outros, cujo objetivo é a valorização da vida, promoção da saúde e prevenção do suicídio.
Despertar no ser humano a importância da vida como um todo. Nossa identidade está no acolhimento, no tratamento e na valorização de quem, por qualquer razão, precisa de apoio.
A Rede de Proteção à Vida foi criada em março de 2016, por uma humanitária iniciativa da fabricante de ônibus brasileira, Caio Induscar, a partir do conhecimento adquirido por meio dos Programas de Humanização da Empresa – PHE, criados pela assistente social Silvânia Machado Giandoni e que foram implantados a partir de 2004 em todas as empresas do Grupo Caio Induscar. A partir do início dos programas, nenhum registro de suicídio entre os colaboradores do Grupo foi identificado, fato e eficácia que alavancaram a criação da Rede de Proteção a Vida.
Nos mais de três anos de atividades, o foco da Rede sempre foi promover e união e a integração de um grande grupo multidisciplinar de profissionais ligados às mais variadas áreas de atuação, como: saúde mental, física e espiritual, educação, esporte, mídia, forças de segurança, entre outros voluntários de Botucatu e região.
Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo, estão os tratamentos psicológicos, terapias em grupo, constelação familiar, roda de escuta, apoio espiritual e atividades como yoga, Reiki, dança circular, dança de salão, cinema no divã, palestras entre outros.
A coordenação da Rede de Proteção à Vida é dividida entre os profissionais, Silvânia Machado Giandoni – idealizadora e coordenadora geral; Prof. Dr. José Manoel Bertolotte, médico psiquiatra e responsável pelos treinamentos dos profissionais da saúde e supervisão de casos; Marly Tieghi, responsável em encaminhar os pedidos de outras localidades para Unidade de Saúde Pública; e Marcio Pinheiro Machado, responsável por agilizar e oferecer os encaminhamentos legais para os tratamentos em Unidade Locais.
Por se tratar de uma instituição movida pela vontade e o sentimento em ajudar ao próximo, o voluntariado é a chamada força motriz da Rede de Proteção à Vida, contando com um grande grupo de pessoas dispostas à abdicar do seu tempo e dos seus talentos em prol de quem mais precisa, atuando sempre com carinho e dedicação, seres humanos engajados com o tema e que levam o projeto inclusive para outras cidades da região, aumentando assim a área de atuação da Rede e do Centro de Valorização da Vida.
Mensalmente o grupo realiza encontros na Casa da Juventude de Botucatu, sendo sempre realizados na última terça-feira do mês, em reunião a partir das 18h30 sempre aberta à voluntários e interessados no ingresso das atividades e a partir das 19 horas para os voluntários sob a supervisão do Prof. Dr. José Manoel Bertolotte.
Veja mais também em: https://www.instagram.com/rede_de_protecao_a_vida/