Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vigilância Ambiental acompanha caso de quatis que andam por rua do Jardim Cambuí

-Quatis em bairro de Botucatu

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu (SP) informou que acompanha o caso de quatis que apareceram no Jardim Cambuí.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra uma pessoa alimentando os animais, o que segundo a vigilância, não é recomendado.

“A Vigilância Ambiental em Saúde está acompanhando esse caso com o CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens), orientamos que não é recomendado alimentar os Quatis! Amanhã uma Equipe da VAS, visitará a região e orientar os moradores e comerciantes para que não adotem essa prática para não expor os animais a nenhum risco!”, comentou Valdinei Moraes Campanucci da Silva da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Botucatu.

Não dá para saber ainda se aumentou bastante o número de quatis. “Não dá pra afirmar isso, pois um bando de quatis normalmente é composto de 40 a 50 indivíduos, o que acontece é que quando começamos a alimentá-los, apenas alguns indivíduos se expõe mais em busca de um alimento que está sendo ofertado, depois que não identificam o risco, o resto do bando se expõe também”, diz Campanucci.

Ele ainda orienta sobre ter algum tipo de contato: “Em hipótese alguma devemos realizar o manejo, pois são animais silvestres protegidos por lei. Eles podem morder para se defender de qualquer ameaça! Deixemos eles onde estão em seu habitat”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também