A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu (SP) informou que acompanha o caso de quatis que apareceram no Jardim Cambuí.
Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra uma pessoa alimentando os animais, o que segundo a vigilância, não é recomendado.
“A Vigilância Ambiental em Saúde está acompanhando esse caso com o CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens), orientamos que não é recomendado alimentar os Quatis! Amanhã uma Equipe da VAS, visitará a região e orientar os moradores e comerciantes para que não adotem essa prática para não expor os animais a nenhum risco!”, comentou Valdinei Moraes Campanucci da Silva da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Botucatu.
Não dá para saber ainda se aumentou bastante o número de quatis. “Não dá pra afirmar isso, pois um bando de quatis normalmente é composto de 40 a 50 indivíduos, o que acontece é que quando começamos a alimentá-los, apenas alguns indivíduos se expõe mais em busca de um alimento que está sendo ofertado, depois que não identificam o risco, o resto do bando se expõe também”, diz Campanucci.
Ele ainda orienta sobre ter algum tipo de contato: “Em hipótese alguma devemos realizar o manejo, pois são animais silvestres protegidos por lei. Eles podem morder para se defender de qualquer ameaça! Deixemos eles onde estão em seu habitat”.