Desde 2015 | A informação começa aqui!

IB solicita apoio a deputado para ajudar ambulatório de transtornos alimentares

Na tarde de.quinta-feira, 4, o deputado estadual Ricardo Madalena (PL) visitou o Instituto de Biociências da Unesp – Câmpus de Botucatu (IBB) onde teve a oportunidade de conhecer, em detalhes, o projeto NUATRA – Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares na Infância e na Adolescência. O ambulatório oferece o início do atendimento especializado às crianças e adolescentes portadores de transtorno alimentar. É um serviço gratuito – no âmbito SUS – e em regime predominantemente ambulatorial, atendendo à demanda da Atenção Básica de Botucatu e de 13 municípios incluídos no Polo Cuesta.

A proposta do encontro, que teve iniciativa do diretor do IBB e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC) de Botucatu, professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, é que o parlamentar lidere um movimento de articulação para que os municípios da região se unam em um consórcio para ajudar no custeio do NUATRA.  Seria uma contrapartida pelo atendimento que é oferecido à população dessas cidades por meio do serviço. Madalena também poderá buscar recursos por meio de emenda parlamentar.

Estiveram presentes o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), professor Zeca Trindade; a vereadora de Botucatu, Erika da Liga do Bem; além de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças dos municípios de Pereiras, Pardinho, Porangaba, Iaras e Iperó.

Aproveitando a oportunidade – Durante sua visita ao Câmpus da Unesp em Rubião Júnior, o deputado também recebeu um pedido de apoio do professor Luiz Fernando, para um projeto de ampliação do estacionamento dos ônibus que trazem pacientes para consultas e outros procedimentos no HCFMB, e para a construção de uma área de descanso para os motoristas.

Expectativas – “O pano de fundo de uma conversa inicial  como essa é mostrar a nossa capacidade de fazer parcerias. O NUATRA, que funciona um período por semana, já está com a agenda lotada. Nossa intenção é multiplicar a abrangência desse projeto do IBB, que tem como objetivo atender jovens e crianças com transtornos alimentares, inclusive de municípios da região. O que queremos é plantar aqui uma semente”, destacou o professor Luiz Fernando.

Piloto para o Estado – Em sua fala, o deputado Ricardo Madalena, enfatizou a importância de um projeto como o NUATRA atender, além de Botucatu, também toda a região e até mesmo outras partes do Estado de São Paulo. “É muito importante ter uma estrutura que dê atenção a doenças tão impactantes como os transtornos alimentares, que no passado não tinham a devida atenção”, colocou o parlamentar.

A professora Luiza Cristina Dias, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências do IBB, coordenadora do NUATRA, ilustrou o cenário atual dos transtornos alimentares no Brasil, inclusive fazendo uso de estatísticas preocupantes, e em seguida, apresentou como funciona o ambulatório no IBB. “A reunião foi produtiva. É  fundamental falar do ambulatório, da sua importância para a saúde dos nossos jovens. Espero que as autoridades das cidades que estiveram presentes se sensibilizem e se unam para o fortalecimento do NUATRA. É imprescindível o apoio do deputado Madalena e das demais lideranças regionais para que possamos avançar”, salientou a docente.

O problema em números – Os transtornos alimentares são síndromes psiquiátricas caracterizadas por alterações dramáticas do comportamento alimentar, sendo que os de maior relevância são: bulimia nervosa, anorexia nervosa e transtorno da compulsão alimentar. O NUATRA realiza aproximadamente 150 atendimentos por mês com uma equipe formada por: 1 psiquiatra, 3 psicólogas e 3 nutricionistas. “Temos uma fila de espera com pacientes graves. Faltam recursos financeiros para pagamento da equipe. Com mais verba, seria possível ampliar a agenda de atendimentos e atender a demanda reprimida”, ressalta a professora Luiza.

Sobre o NUATRA

O NUATRA, está inserido na Rede de Atenção Primária à Saúde de Botucatu, em conformidade com a portaria que rege as Unidades Básicas de Saúde, ao nível secundário de atenção à saúde, ligado diretamente à Secretaria Municipal da Saúde de Botucatu, fato importante que permite o repasse de verbas do Ministério da Saúde – MS.

A equipe de profissionais do NUATRA busca oferecer importante contribuição na assistência pública a pacientes portadores de transtorno alimentar como anorexia, bulimia e transtorno da compulsão, bem como a seus familiares. 

Além disso, em Botucatu e região, o NUATRA atua pioneiramente na assistência desse público e na formação de profissionais, alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde mental, interessados no campo dos transtornos alimentares –  TA. (Da assessoria do IB).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também