Nesta semana o professor e guia de Botucatu, Elis Pinto Jr, comandou uma expedição na Travessia Serra Fina na Mantiqueira, um dos trekkings com os maiores desníveis topográficos do território nacional e de temperaturas mais baixas do país.
A Serra Fina ficou fechada por dois anos devido ao grande incêndio que ocorreu em 2020 provocado por uma fogueira. “Ela ainda está se recuperando, e por isso, poucas agências no Brasil conseguiriam autorização para poder entrar e realizar esse trekking (a minha está entre elas). Nesses quatros dias, tivemos acesso exclusivo, e isso nunca aconteceu em décadas de Serra Fina”, explicou Elis ao 14News.
Foram 32km em 4 dias trilhando pelos cumes de várias montanhas com altitude superior a 2.500 metros de altitude. Entre os picos mais conhecidos da travessia estão: Pico do Cristal (2.769m), Pico do Capim Amarelo (2.491m), Pedra da Mina (2.798m), Pico do Melano (2.588m), Morro da Asa (2.525m), Pico Cupim do Boi (2.532m), Pico dos três estados (2.656m) e Alto dos Ivos (2.520m).
Montanhistas
- Luciano (Franca)
- João (Sorocaba)
- Olivio (Botucatu)
- Lucas (Bauru)
- Eduardo (Ribeirão)
- Rodrigo (Rio de Janeiro)
Guia @ellis_junior_
Data: 19 a 22 de julho
Local: Serra Fina, Mantiqueira – SP, RJ e MG.
Apoio
Eletti Informática
@elettinformatica
Galera que faz a Kombi rodar
@hervazautocenterbotucatu
@xavierpneuss
@paulinho.mancim
Elétrica Barducco
AutoMek
Agradecimentos
- Posto Graal
@graaltopazio - Hostel Picus
@hostelpicus