O interior do Estado de São Paulo acaba de ganhar uma nova marca para o circuito regional de turismo, da região do Polo Cuesta, que agora possui a marca Encantos da Cuesta.
A criação de marcas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, na dinamização e formatação de produtos turísticos das regiões do Estado de São Paulo.
Para chegar no resultado final, a Fundação Instituto de Administração (FIA/USp) realizou pesquisas qualitativas e quantitativas, entrevistas com gestores e empresários de diversos segmentos ligados ao turismo e também com base uma externa de pessoas que ainda não conhecem a região. Com as pesquisas extraíram elementos para a criação de uma marca, não somente visual, e sim com todo o storytelling da marca.
“Teremos um padrão visual e de qualidade. Com o tempo, a ideia é fomentar a implementação de um selo de qualidade, em parceria com o SEBRAE, denominada Encantos da Cuesta, que vai validar a qualidade dos produtos e serviços turísticos. A marca também aumenta o sentimento de pertencimento, a auto-estima dos moradores da região, além de trazer reconhecimento do público”, comenta a secretária adjunta de Turismo de Botucatu e interlocutora regional na condução dos estudos, Roberta Sogayar.
De acordo com a secretária, o que os pesquisadores perceberam é que embora o turismo da região tenha pontos estruturais a serem melhorados, para onde se olha há muitos encantos, mirantes, cachoeiras, restaurantes, experiências, cultura, tradições, etc. A equipe da FIA relatou seu encantamento com sua experiência na região, o que certamente influenciou o nome da marca regional.
Em 2022, Botucatu recebeu os prêmios Top Destinos Turísticos – Turismo Cultural, e Capital Cultural do Estado de São Paulo.
O Pólo Cuesta é um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios. O consórcio é composto pelos municípios de Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Pratânia e São Manuel.
Sobre Botucatu – município de interesse turístico, a cidade está localizada no topo da Cuesta de Botucatu, a 230 quilômetros de São Paulo. O nome da cidade tem origem do tupi ybytukatu, ‘bons Ares’.
Botucatu é para quem busca contato com a natureza, clima de montanha, ecoturismo, turismo cultural, turismo de aventura, paisagens, cachoeiras, restaurantes e atividades como observação de pássaros. (Texto: Assessoria de Imprensa Turismo).