Nesta segunda-feira, 31 de março de 2025, a reportagem do 14News acompanhou a divulgação dos números das ocorrências atendidas no trânsito de Botucatu.
As colisões com uma ou mais pessoas feridas aumentou na comparação de janeiro para fevereiro deste ano de 35 para 44 ocorrências, totalizando 79 casos somente nos 2 meses analisados. No ano passado eram menos casos: 57 acidentes até fevereiro.
Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo com base nos boletins de ocorrência registrados nas delegacias. Nessa relação não constam quantos acidentes sem feridos foram registrados. Esse tipo de informação não é divulgada por setores do trânsito da cidade.
Também dobrou o número de mortes de uma para 2 pessoas que perderam a vida entre os 2 meses observados. Em relação a 2024 até fevereiro era um óbito e neste ano 3.
Os números envolvem os acidentes na cidade e nas rodovias de Botucatu.
Entre as medidas usadas pelas cidades no Brasil ou no mundo para reduzir acidentes estão: a redução da velocidade das vias, utilização de câmeras com reconhecimento facial para multar motoristas usando celular ao volante, implementação de faixas elevadas para pedestres e ampliação de ciclovias, criação um mapa de calor de acidentes para redesenhar vias perigosas, entre outras ações como: campanhas de trânsito nas escolas, empresas e na mídia.


Crimes: Botucatu registrou em 2 meses: 5 furtos de veículos, 239 furtos em geral, 8 roubos, nenhum homicídio e uma tentativa de homicídio.
