Motoristas precisam ter paciência em alguns momentos do horário de pico, próximo almoço, durante a movimentação escolar, na região da Rua Dr. Costa Leite, no centro de Botucatu.
É verdade que o local recebeu abertura de uma rua que dá acesso ao Vivendas de La Salle, porém, o que se percebe ainda há um acúmulo de veículos em determinado horário por conta do transporte de estudantes.
Algum motorista desavisado fica preso no trânsito e precisa esperar mesmo sem ter a ver com o fluxo estudantil.
A reportagem acompanhou em um dos dias da semana como essa movimentação de carros motos e vans ocorre nesse trecho de parada de estudantes. Os motoristas necessitam ter cautela e também aguardar por alguns minutos até conseguir fazer a passagem pela região central.
O mesmo ocorre em outras escolas como na Rua Velho Cardoso com a João Passos, na Amando de Barros, vindo da Vila Maria, ou mesmo na Cohab 1 (Escola Serrinha) onde em meio a pedestres há intenso movimento de veículos.
Logicamente que em torno desse movimento todo a atenção deve ser total para evitar acidentes.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal atuam em algumas escolas na parte da segurança dos alunos.
Em todo esse contexto várias alternativas já foram citadas como alternar os horários de entrada dos alunos ou até se ter uma guarda municipal de trânsito para ajudar nessa orientação.
É um desafio para a cidade pensar no menor engessamento possível do trânsito.
Desta forma fica o aviso a quem não precisa passar por essas regiões escolares que evite o trecho e ajude a minimizar o trânsito. Ou quem puder usar da caminhada.