Donos de veículos alegam não cometeram multas aplicadas em Botucatu, principalmente falta de cinto, na Rodovia Marechal Rondon, perto da Caio-Induscar.
A Polícia Rodoviária havia se manifestado recentemente sobre esse assunto dizendo que a aplicação da multa – sem parar o motorista – é prevista em lei e que há alto índice de infração de condutores nesse local. E que a fiscalização visa proteger o cidadão de acidentes graves, protegendo a sua vida.
Já a vereadora Erika Liao Tiago diz que chamou a atenção o grande volume de reclamações, o que indica algo de errado que está prejudicando os motoristas e precisa ser revisto pelas autoridades seja na parte de fiscalização ou processamento de multas.
A reportagem foi procurada por um dos motoristas que levou 4 multas na Marechal Rondon, em Botucatu. Ele alega que não usa o trecho. Veja a entrevista no vídeo:
O DER informou que “o motorista pode recorrer nos canais do Departamento, pelo site (http://www.der.sp.gov.br/WebSite/Servicos/ServicosOnline/MultasOnline.aspx) ou app DER Online. Quem recorre terá seu questionamento minuciosamente analisado pelo setor responsável”.
“Vale esclarecer que o DER garante a todos os usuários o direito ao contraditório e a ampla e irrestrita defesa. Em caso de qualquer irregularidade ou inconsistência na autuação recorrida, desde que comprovada, a infração pode e deve ser cancelada.O Departamento também informa que o respeito às leis de transito, como dirigir dentro da velocidade determinada na via, é vital para um trânsito mais seguro”.
Para outras informações ou dúvidas sobre multas, o DER disponibiliza ainda o telefone (11) 3311-1718 ou o e-mail der-online@sp.gov.br