A reportagem do 14News recebeu nos últimos dias uma sequência de fotos e vídeos sobre infrações no trânsito de Botucatu.
Só para citar alguns casos recebidos: uma moto foi estacionada em cima da calçada em frente a uma lanchonete. Um detalhes interessante: o local fica ao lado do Centro de Formação de Condutores, onde se ensina boas práticas a motoristas. Veja:
Também houve registro de carros na Rua Coronel José Victoria o Villas Boas – em frente à Caixa Federal – para cortarem caminho e entrar em um estacionamento. Assista no Facebook.
Os comentários foram diversos: desde as pessoas que observaram o risco em dirigir na contramão como quem achasse normal tal atitude, dizendo que já fizeram o mesmo.
Nos 9 primeiros meses deste ano Botucatu teve 9 mortes no trânsito. No mesmo período, foram 414 acidentes com uma ou mais pessoas feridas. Chama a atenção que teve mês com 17 ocorrências (janeiro) outro com 97 (julho). Os dados são da Secretaria de Segurança Pública com base nos registros de boletins de ocorrências nas delegacias.
A prefeitura de Botucatu mantém escolinha de trânsito para ensinar crianças a respeitar o trânsito e cobrar boas atitudes de seus pais e faz algumas campanhas com blitze educativas. Também houve instalação de lombadas eletrônicas preventivas. Esse trabalho é acompanhado por um estudo do Detran-SP.
O desrespeito à placa pare tem sido notado em alguns acidentes. Até colisão em poste ou carro subindo em canteiros centrais acontecem.
Nesta semana, no resumo da semana das ocorrências, o Corpo de Bombeiros chamou a atenção para o problema.
A cidade já teve número bem maior de óbitos, mas a frequência de mortes e pessoas feridas têm preocupado.
O 14News tem mantido o ano todo um quadro com dicas de trânsito com práticas que podem reduzir acidentes com orientações de especialistas no assunto.