Desde 2015 | A informação começa aqui!

Em 2023, corredor Leste da Rondon teve redução de 60 para 51 mortes, informa concessionária

A Concessionária Rodovias do Tietê realizou um estudo das ocorrências registradas em 2023 e constatou que o número de mortes no Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon apresentou uma queda de 15% em relação ao total verificado em 2022. Em 2023, foram registradas 51 vítimas fatais em acidentes, frente a 60 em 2022.

O número de acidentes, no entanto, permaneceu estável, o que mostra que a gravidade das ocorrências em 2023 acabou por ser menor do que aquelas verificadas em 2022. “Este é um dado muito importante, pois há um grande empenho para a conscientização dos motoristas. A maior parte dos acidentes decorre de falhas humanas. Se estamos conseguindo despertar essa consciência, trata-se de uma conquista importante para a segurança de todos os usuários de rodovias”, avalia o gerente de Operações da Rodovias do Tietê, Carlos Gomes.

Entre as ações que a Rodovias do Tietê realiza no Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon, há iniciativas voltadas a motoristas de veículos de passeio, caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além disso, a Concessionária intensifica ações em algumas datas específicas, como o Maio Amarelo e a Semana do Trânsito, realizada em setembro.

Número de feridos graves também cai

Além do número de mortes, outro índice também comprovou a queda da gravidade das ocorrências. Em 2022, 183 pessoas ficaram feridas gravemente em acidentes. No ano passado, esse dado caiu para 174, uma redução de 4,9%.

Rodovias inteligentes

Quem viaja pelo Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon conta com atendimento especializado em caso de acidentes. A Rodovias do Tietê possui 12 ambulâncias, sendo uma UTI, para realizar o socorro rápido em caso de ocorrências. Esses veículos ficam posicionados em pontos estratégicos dos 415 quilômetros de extensão que formam o Corredor. Além disso, uma equipe formada por médicos e socorristas está capacitada para emergências.

Desta forma, quando há um acidente, a vítima é estabilizada no próprio local da ocorrência e conduzida a uma unidade de pronto socorro da maneira ideal, já recebendo os primeiros cuidados. Nos acidentes mais graves, essa rapidez é fundamental para salvar vidas. Todo esse trabalho é conduzido pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária, que fica localizado em Salto.

“Além disso, há outros fatores que não podem deixar de ser citados, como a modernização dos veículos e de seus itens de segurança”, completa o gerente de Operação da Rodovias do Tietê.

Região de Sorocaba mantém tendência de redução em mortes no trânsito em 2023, segundo Detran-SP

Infosiga SP aponta que diminuíram os óbitos envolvendo pedestres em 28% e automóveis em 24% de janeiro a dezembro do ano passado. As mortes em sinistros caíram 4% em relação ao mesmo período de 2022.

Sorocaba, 17 de janeiro de 2024 – De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP, a Região de Sorocaba registrou queda de 4% no número total de mortes no trânsito, no comparativo do acumulado do ano, de janeiro a dezembro de 2023, com o mesmo período de 2022 (foram 414 óbitos em 2023 e 430 em 2022).

Entre os últimos indicadores da região, os destaques vão para as quedas de óbitos dos modais pedestres e automóveis no ano de 2023, em comparação com 2022. O modal pedestres é o grupo com a maior redução nos índices – 91 fatalidades em 2023 e 126 em 2022 – uma redução de 28%. No caso dos automóveis, a redução é de 24% nos óbitos no período.

As mortes envolvendo bicicletas caíram em 9% na comparação entre os doze meses de 2023 e 2022. Entre os motociclistas da região, a queda é de 4% nas ocorrências – 165 óbitos em 2023 e 172 óbitos no ano anterior.

De janeiro e dezembro de 2023, foram registrados ainda 12.350 sinistros com vítimas não fatais na região – um aumento de 6% na comparação com o mesmo período de 2022 (11.690 ocorrências do tipo).

Entre os municípios que compõem a Região de Sorocaba, dois apresentaram destaque na redução nos indicadores de mortalidade no trânsito em 2023, na comparação com 2022. No acumulado do ano, de janeiro a dezembro, Itu (38%) e Tatuí (19%). Itapetininga registrou queda de 8% nos índices de sinistros com vítimas não fatais, no mês a mês, dezembro de 2023 em comparação com dezembro de 2022.

Dados do Estado

O Estado de São Paulo registrou uma queda de 1,5% no número de óbitos no trânsito em relação a 2022. Foram 5.420 óbitos de janeiro a dezembro do ano passado, contra 5.500 óbitos no mesmo período de 2022.

Entre os últimos indicadores, os destaques vão para as quedas de óbitos dos modais automóveis, bicicletas e pedestres no ano de 2023, em comparação com 2022. No caso dos automóveis, a redução é de 6,4% no período – de 1.320 óbitos em 2022 para 1.236 em 2023. Ciclistas seguem como o grupo com a segunda maior redução nos índices – 352 fatalidades em 2023, contra 369 em 2022 – números 4,6% menores recentemente. Por fim, o modal pedestres teve uma redução de óbitos no trânsito de 2,9% – de 1.270 óbitos em 2022; 1.233 óbitos no ano passado.

As motocicletas continuam sendo o modal com maior índice de mortalidade no trânsito estadual. Óbitos em sinistros envolvendo motocicletas registraram aumento de 5,1% no fechamento de 2023. Foram 2.145 casos em 2022, número que evoluiu para 2.254 no ano passado.

Reestruturação do Infosiga

Para analisar de forma ainda mais qualitativa os dados referentes ao trânsito paulista, incluindo a identificação de iniciativas preventivas eficientes, está sendo estruturado o novo Observatório Estadual de Trânsito, sob coordenação do Detran-SP, com o respectivo aperfeiçoamento do Infosiga, mediante investimento de R$ 9 milhões em tecnologias e inteligência artificial. O Observatório trará o Infosiga com informações na nuvem, com maior capacidade de processamento e de escalabilidade.

Com a base de dados mais completa, será possível realizar o cruzamento de dados, como: informações de condutores habilitados e veículos registrados no estado de São Paulo, além das infrações de trânsito cometidas pelos motoristas, para fins de geração de informações visando adoção de políticas públicas voltadas à segurança viária. Há previsão também de cruzamento desses dados com informações de sistemas da Secretaria da Saúde, Instituto Médico Legal, ARTESP, DER, cartórios de registro civil e do aplicativo de trânsito Waze, entre outros.

Foco constante na conscientização

A tendência de redução nos óbitos no trânsito no Estado, em paralelo ao aumento constante dos sinistros não fatais, confirma a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização da necessidade de respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida. Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. A atual gestão do Detran-SP tem feito diversas campanhas para alertar todos os tipos de públicos a aumentarem os cuidados nas ruas.

Em fevereiro, o Governo de São Paulo apresentou uma ação para o Carnaval, com o mote “Palavras mentem. Números, não”, para o slogan “Neste Carnaval, não dê desculpas. Se beber, nem pense em dirigir”. Já na Semana Santa, em abril, o respeito aos limites de velocidade e manutenção prévia dos veículos foram as principais tônicas da campanha “Escute quem você ama, viaje com segurança”.

Em maio, o foco da campanha sobre o Maio Amarelo foi “No trânsito, respeite a sua vida e a dos outros”, com o intuito de promover a reflexão diante de relatos reais de quem teve sua trajetória impactada por sinistros de trânsito. Em julho, circulou a campanha educativa “No trânsito, dê férias para a morte” para o período de descanso escolar. As peças usaram o humor para ressaltar que só a partir de cuidados e respeito às leis de trânsito pelos motoristas é que a “morte” pode tirar férias.

Durante a 68ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em agosto, o Detran-SP promoveu a campanha “Alô, galera de cowboy. Alô, galera de peão: quem gosta de rodeio não mistura álcool e direção”, com o intuito de indicar o “motorista da rodada”, evitando sinistros de trânsito causados pelo consumo de álcool.

Também em agosto, a autarquia lançou a campanha Detran Festival: é show respeitar a vida no trânsito”, durante o festival musical The Town, com objetivo de insistir na recomendação de direção segura e alertar sobre a escolha de alternativas de transporte público seguras, como o metrô e o trem, quando se faz a ingestão de bebidas alcoólicas. Para a Semana Nacional de Trânsito, em setembro, o mote da campanha foi “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”, com a proposta de conscientização da população de que, em momentos diferentes, todos podem assumir papéis diversos no trânsito, de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres. Então, a lei é priorizar o respeito à vida.

O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 virou tema da nova campanha publicitária de prevenção da autarquia em novembro. Desta vez, a mensagem foi baseada no uso da velocidade somente em locais apropriados e com a devida segurança, a partir do mote “Acelerar nas pistas é esporte. Nas ruas nem pensar”.

Em 19 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, o Detran-SP, em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, lançou campanha educativa para conscientização popular enfatizando que nenhuma morte no trânsito é aceitável. O filme apresentou a história de Fábio Cordeiro da Silva, de 46 anos de idade, supervisor administrativo, filho de Audenilce, uma vítima fatal de sinistro, compartilhando sua indignação diante da tragédia – que não é apenas pessoal, se repete diariamente em outros lares brasileiros, mundiais.

Desde a segunda quinzena de dezembro, está em circulação campanha educativa com o mote “Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela…”, que adota o bom humor para conscientizar os condutores e passageiros sobre a necessidade ” de dar férias também para a morte”. As peças recomendam a manutenção da tranquilidade pelos motoristas, por ser comprovadamente um dos principais itens de segurança para se evitar situações adversas no trânsito.

Sobre o Respeito à Vida

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Respeito à Vida, um dos maiores programas de redução aos sinistros de trânsito do Brasil, atua como articulador de ações com foco na redução de sinistros de trânsito. Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital, por meio do Detran-SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

Só neste ano, já foram investidos mais de R$ 302 milhões, oriundos das multas de trânsito, em iniciativas voltadas à prevenção de ocorrências e à sinalização em municípios paulistas. O programa também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. Mobiliza a sociedade civil em torno de temáticas relacionadas à preservação de vidas no trânsito, por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Além do Respeito à Vida, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo adota programas permanentes de ações de Educação para o Trânsito, como Cidadania em Movimento e Educação Viária é Vital.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também