O bombeiro da reserva de Botucatu, Claudenir Celestino, foi convidado para escrever na Revista “Do Local ao Global – Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres” que é divulgada em português, francês, espanhol e inglês.
O tema foi prevenção de afogamentos. O artigo “expressa todo o trabalho dos últimos 10 anos da “Operação Viva Verão” realizado em Botucatu, sempre com o apoio de várias instituições como Corpo de Bombeiros, SAMU, GCM, Crescer Seguro, Patrulha da Paz, SEMUTRAN, COMUTUR, SOBRASA e Secretarias da Saúde, Educação, Turismo, Cultura e todos os meios de comunicação”, comenta o autor do artigo.
A parte escrita pelo bombeiro está na página 837. Já na página 827 existe o trabalho do coronel Schinda indicou Celestino para escrever este artigo e também relata sobre afogamentos.

O e-book “Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres” é uma iniciativa da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). O foco do e-book é a difusão e popularização do conhecimento técnico-científico multidisciplinar.
Nesta sexta-feira, dia 25 de abril de 2025, às 10 horas da manhã, será realizada uma live no canal de TV da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG) para o lançamento do e-book Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres.
1- Link para acessar a live de lançamento do e-book:
2- Link para acessar a versão final do e-book:
https://doi.org/10.57243/DLAG2025
O e-book Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres foi organizando pela Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru (AGB/Bauru), o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Inova Centro Paula Souza, Escola Técnica Estadual de Cabrália Paulista – SP / Escola Técnica Estadual de Bauru – SP / Faculdade de Tecnologia de Lins – SP e Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – SP), o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR) das Américas e Caribe e o Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru em parceria com as seguintes instituições nacionais e intencionais:
- Aldeia Kopenoti – Povo Terena Terra Indígena Araribá – Avaí – SP
- Associação Espanhola de Geografia (AGE);
- Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
- Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN);
- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
- Departamento de Física da Universidade de Aveiro – Portugal.
- Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEPED/UDESC).
- Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd) – Angola.
- Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
- Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).
- Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG.
- Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão (PPGeo/UEMA).
- Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá (PPGEO/UNIFAP).
- R-STAG/UNDRR – Grupo Assessor Regional de Ciência e Tecnologia.
- Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos / Departamento de Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
- União Geográfica Internacional (UGI).
Para saber mais sobre a Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP:
www.agbbauru.org.br.