A vereadora Erika da Liga do Bem (PSD) elaborou um requerimento que foi aprovado por todos os parlamentares em Botucatu solicitando esclarecimentos sobre mulheres que perderam os filhos durante a gestação e ficaram muito tempo aguardando a retirada do feto na maternidade do Hospital das Clínicas – HCFMB. O documento foi lido na sessão desta segunda-feira, 14 de outubro.
Erika também foi acionada no final de semana e atuou no caso pedindo agilidade no atendimento à gestante.
No final de semana, a reportagem do 14News relatou o caso de uma mulher que ficou 5 dias internada esperando por esse procedimento.
Veja o Requerimento 555 da parlamentar:
A notícia da morte de um filho durante a gravidez é um trauma para toda a família, mas principalmente para a mãe que sofre o impacto direto da perda e do luto.
Porém, chegou ao conhecimento desta vereadora, que gestantes que procuram atendimento na Maternidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e, infelizmente, recebem a notícia do óbito fetal, tem ficado aguardando por muito tempo para passarem pelo procedimento de retirada do bebê.
Referido fato, leva as mulheres a não saberem como agir, pois, além das dores físicas sentem-se desamparadas.
Razão pela qual, REQUEREMOS, nos termos da Lei Orgânica do Município e após cumpridas as formalidades regimentais, que seja oficiado ao Secretário de Saúde, DR. MARCELLO LANEZA FELÍCIO e ao Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) Dr. JOSÉ CARLOS SOUZA TRINDADE FILHO, para que, encaminhem informações sobre o protocolo de assistência à gestante com diagnóstico de óbito fetal, bem como, realizarem estudos com o objetivo de divulgar material impresso nas unidades básicas de saúde para orientação da população. Plenário “Ver. Laurindo Ezidoro Jaqueta”, 14 de outubro de 2024. Vereadora Autora ERIKA DA LIGA DO BEM
PSD.
Veja sobre o assunto e as manifestações:
Veja como foi a sessão: