Desde 2015 | A informação começa aqui!

Vacina contra a gripe: apenas 50% do grupo prioritário se imunizou

A Secretaria de Saúde de Botucatu continua trabalhando fortemente para ampliar a vacinação contra a influenza. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi mais uma vez prorrogada até 31 de julho, para ampliar a imunização geral da população e reduzir os casos de gripe no Município.
 
A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como foco principal imunizar crianças dos 6 meses aos 5 anos, idosos acima dos 60 anos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, além de trabalhadores da área da saúde e da educação. Porém, o Ministério da Saúde já liberou a imunização de toda a população a partir dos 6 meses para reduzir os casos graves de gripe e as internações.
 
Em Botucatu, 50% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário da Campanha já se imunizaram, porém a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desta população.
 
Confira a cobertura vacinal de grupos prioritários:
– Crianças de 6 meses a 5 anos – 29,2%
– Idosos acima de 60 anos – 60,2%
– Gestantes – 54,2%
– Puérperas – 66,6%
– Trabalhadores da Saúde – 48,3%
– Trabalhadores da Educação – 39,3%
 
 
Onde se vacinar?
 
Para se imunizar contra a Influenza os interessados devem procurar uma das Unidades de Saúde de Botucatu de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas ou a Sala de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola (Rua Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores), das 18 horas às 21h30.
 
Para se vacinar basta levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal (preferencialmente o CPF), para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação não é impeditivo para receber vacinas.
 
Recomenda-se o adiamento da vacinação caso apresente sintomas de gripe e se teve Covid-19 aguardar 30 dias do início dos sintomas.
 
 
Como se prevenir contra a gripe?
 
Durante os meses de março a setembro, nas estações de outono e inverno, são mais comuns os casos de Influenza (gripe), pois devido ao frio as pessoas permanecem mais próximas e em ambientes pouco ventilados, o que facilita a transmissão.
 
Assim, para prevenir a transmissão da gripe, bem como de outras doenças respiratórias, é fundamental reforçar as medidas de precaução e prevenção e a vacinação é uma das mais importantes.
 
Além da vacina, medidas simples podem evitar o avanço da gripe nos ambientes, basta haver o envolvimento de todos.
 
Os indivíduos com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, dor no corpo e/ou cansaço) devem buscar atendimento em um serviço de saúde, para diagnóstico e tratamento adequado utilizando máscara e evitando a circulação em espaços públicos enquanto permanecer com sintomas.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também