A Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu realizará a atividade de nebulização (aplicação de inseticida), contra o mosquito Aedes aegypti na Vila Antártica, região Norte, nesta terça-feira, 23, percorrendo as ruas Primeiro de Maio, Dr. Guimarães e Antônio Basso.
A ação será uma complementação de outras atividades (controle de criadouros e aplicação de larvicida biológico), que vem ocorrendo por conta dos casos positivos de dengue nesta região. A aplicação do inseticida será realizada através de nebulizador costal no período da manhã, entre 8 e 12 horas.
É importante que a população procure atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, pois se houver a suspeita de dengue ou de outra arbovirose (Chikungunya e Zika vírus) o caso será notificado e as ações para quebrar o ciclo de transmissão destas doenças serão desencadeadas oportunamente.
Como preparar o imóvel para receber a nebulização
– Guarde em local fechado ou mantenha cobertos os alimentos, utensílios de cozinha, roupas limpas ou penduradas no varal, bebedouros de animais e aquários;
– Retire ou mantenha levantadas roupas de cama e toalhas de mesa para que o inseticida possa atingir todos os locais;
– Mantenha abertas as portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida;
– Retire ou mantenha em cômodo fechado os animais domésticos (cães, gatos, aves, entre outros);
– Pessoas impossibilitadas de aguardarem a aplicação do inseticida do lado de fora, deverão permanecer em cômodo com portas e janelas fechadas.
Lembre-se: Onde o mosquito não se cria, a dengue não se espalha!