29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Serviço de Reabilitação do HCFMB realizou mais de 170 mil atendimentos em 2022

Com 42 anos de atuação, o Serviço de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) acumula expressivos números em relação a atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2022, foram mais de 170 mil atendimentos a pacientes que receberam cuidados da equipe, entre Serviço de Terapia Intensiva (STI/UTI), Enfermarias, Ambulatórios e Terapia Ocupacional do HCFMB.

De acordo com a coordenadora do Serviço, Letícia Cláudia de Oliveira Antunes, a equipe ambulatorial oferece assistência ao paciente de acordo com a necessidade individual. As especialidades do ambulatório são: ortopedia, neurologia, vascular, infantil, reabilitação cardiopulmonar, terapia do sono, reabilitação pós COVID, reabilitação de mão/atividades de vida diária, saúde da mulher, dispensação de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção.

“Nas unidades de internação e UTI, os pacientes são acompanhados de forma geral, com enfoque no aparelho cardiorrespiratório e motor”, explica Letícia.

Números e desafios

Diz a expressão popular que “os números não mentem”. E o Serviço de Reabilitação do HCFMB é uma prova de eficiência do atendimento oferecido aos pacientes do SUS. A produção geral da especialidade em 2022 foi de 171.909 atendimentos, distribuídos entre:

– Serviço de terapia intensiva (STI/UTI) = 32.882

– Enfermarias = 92.752

– Ambulatórios = 33.898

– Terapia ocupacional = 12.377

“O nosso maior desafio é ampliação de espaço físico visando proporcionar hidroterapia, terapia com suspensão parcial de peso, espaço específico para Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) e para os grupos de reabilitação”, lembra Letícia.

Encaminhamentos

Nos Serviços de Terapia Intensiva (STI/UTI), existem fisioterapeutas que integram as equipes com objetivo de otimizar o acesso dos pacientes a este profissional. Nas unidades de internação (enfermarias), a assistência dos fisioterapeutas se dá por meio de interconsultas (situação em que o paciente sob internação hospitalar, com outro problema de saúde, necessita de avaliação da Reabilitação).

No Ambulatório de Reabilitação os pacientes são encaminhados por intermédio de avaliação complementar e agendados para triagem e acompanhamento. As outras portas de entrada para o Serviço são: Centro de Saúde Escola (CSE), unidades básicas de saúde (UBS) e Departamento Regional de Saúde (DRS-VI).

Exames e Recursos Humanos

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Serviço de Reabilitação do HCFMB realizam a avaliação inicial, atendimento e acompanhamento dos pacientes, de acordo com as necessidades individuais.

A realização de exames específicos também é feita pelos profissionais da área, tais como:

– Teste de caminhada de 6 minutos (TC6)
– Teste do degrau de 6 minutos
– Shuttle walk test
– Ergoespirometria
– Espirometria
– Capacidade Pulmonar Total
– Difusão do monóxido de carbono
– Bioimpedância Elétrica
– Calorimetria indireta
– Ultrassom musculatura periférica e diafragmática
– Oscilometria
– Oximetria de pulso
– Força de preensão manual
– Estimulação DNPM
– Pressões respiratórias máximas (Pi/Pemax)
– Teste de força perineal
– Perimetria / Cirtometria
– Testes neurológicos
– Avaliação de desenvolvimento infantil
– Follow-up de prematuros
– Avaliação e prescrição de órteses, próteses, cadeira de rodas, cadeira de banho, sapatos e palmilhas adaptados.

Segundo a Coordenadora do Serviço, atualmente são 36 fisioterapeutas que integram a equipe de profissionais, sendo 27 efetivos, nove por tempo determinado e cinco terapeutas ocupacionais.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes