Nesta semana, 19/06, foi aprovado na Câmara Municipal de Botucatu o Projeto de Lei N°50/2023 elaborado pelo Vereador Palhinha e a presidente da ABAD, Dra. Adriana Barretto, onde se instituiu a Semana de Orientação e Combate ao Diabetes.
Este projeto tão importante visa mobilizar o poder público, privado e setorial a respeito do cuidado com a diabetes, doença essa silenciosa que se não diagnosticada precocemente pode acarretar danos ao paciente, deixando graves sequelas.
O intuito desta iniciativa é que todos os poderes do município se juntem em uma só voz, com ações de prevenção e educação em diabetes, que cada munícipe possa se conscientizar a respeito dos sintomas da doença e assim, com conhecimento, possa ser agente multiplicador de informação e ajudar muitas outras pessoas, que ainda não sabem que têm a doença, a procurarem ajuda tanto na ABAD quanto nas UBS, para receberem o diagnóstico e tratamento adequado.
Segundo Adriana “A educação em Diabetes salva vidas, a pessoa que recebe suporte adequado, tem melhor chance de aderência ao tratamento e consequentemente, melhor qualidade de vida.”
Com esse Projeto de Lei, “vamos intensificar as informações, como a semana tem como referência o Dia Mundial do Diabetes (14/11), os veículos de informação estarão afinados com a causa, vamos juntar forças para trabalhar em campanhas de conscientização e detecção de Diabetes na população”, informa a entidade.
“Deixo aqui um agradecimento a todos os Vereadores e Vereadoras que votaram favorável ao Projeto, e em especial ao Vereador Palhinha, vencemos esta luta, e conseguimos ver que não estamos sós, é um trabalho árduo das Associações e seus dirigentes, mas junto à parceiros tão dignos e engajados como Vossa Excelência, sabemos que iremos longe e que juntos somos mais fortes. Obrigada aos diretores e associados que compareceram à Câmara, essa luta é de todos nós. Aquele abraço”, destacou a presidente da entidade. (Por Leilliane Garajau).