Desenvolvido pelos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), o programa Inspire retornou as atividades neste ano de 2024, com o objetivo de promover mais qualidade de vida para a população.
Com um ano de existência, o programa visa rastrear, diagnosticar e tratar doenças respiratórias crônicas, como asma, câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), além de abordar o tabagismo ativo, integrando os pacientes ao programa de cessação ao tabagismo do HCFMB, reconhecido como referência no Estado de São Paulo e produtor de diversos estudos sobre os riscos do tabaco.
Dados obtidos pela equipe do programa apontam que, dentre os aproximadamente 330 pacientes atendidos em 2023, mais de 67% eram fumantes ativos. Sintomas como tosse foram relatados por 53% dos pacientes, enquanto 49,3% apresentaram falta de ar.
As ações são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, o que, segundo a médica pneumologista do HCFMB, Dr.ª Suzana Tanni, é um aspecto importante para o êxito do programa. “Conseguimos fortalecer as redes de atenção primária com edições itinerantes do programa em bairros da cidade, além de delegar atividades de rastreamento às unidades básicas de saúde”.
Dr.ª Suzana comenta que, para 2024, estão previstas atualizações importantes no programa, incluindo a comunicação familiar com equipes especializadas em cuidados e a incorporação do exame de Espirometria nas unidades básicas de saúde. “Na próxima semana, faremos uma capacitação destinada aos profissionais de saúde de Botucatu, a fim de instrumentalizar, organizar e detalhar a perpetuação do Programa no rastreio de doenças respiratórias, ensinando e aprimorando ferramentas para o melhor diagnóstico”.
Além das iniciativas assistenciais, neste ano, o Programa Inspire promoverá ações educativas lúdicas com alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais, visando erradicar a exposição precoce à nicotina, causada especialmente através de Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEFs), como o vaper.
A última edição do Programa Inspire ocorreu neste começo de mês, no dia 2 de março. Saber mais sobre as próximas agendas: telefone (14) 3811-6033 ou pelo WhatsApp (14) 99756-4525.
Para Dr.ª Suzana, o Inspire é um programa altamente técnico, mas de grande acolhimento e cuidado. “As ações têm um considerável alcance regional, contribuindo para a conscientização sobre saúde respiratória e tabagismo, reduzindo os riscos à saúde e otimizando os custos do sistema de saúde pública, promovendo assim a equidade do SUS para todos”, encerra.