Nesta quinta-feira, 10 de abril de 2025, o prefeito Fábio Leite anunciou que Botucatu vai começar a implantar prontos-socorros nos bairros da cidade com médicos, exames laboratoriais e raio-x. Trata-se do modelo proposto através do SUA – Sistema de Urgência e Atendimento.
A medida busca enfrentar a lotação e demora no atendimento ao PS Adulto da Vila Assumpção. O PS central vai continuar e o primeiro reforço deve ser implantado no setor Norte, na região da Vila dos Lavradores, em 90 dias, que é o prazo para licitação e implantação das instalações. O local poderá ser o Hospital do Bairro.
Depois as unidades irão sendo implantadas por região da cidade: Setor Leste (UPA do Jardim Bandeirantes e Rubião Jr). O investimento para a manutenção dessas 4 unidades será de 36 milhões de reais por ano.
Essa mudança visa atender a urgência e emergência dos adultos que tem 120 mil atendimentos ao ano frente a 40 mil no PS infantil. O atendimento pediátrico será mantido na Unesp e deverá com o tempo estar junto aos prontos-socorros descentralizados.
Também foi anunciado o aumento de médicos no PSA e PSI nos horários de pico. Serão 10 profissionais no adulto e 6 no infantil. O investimento anual será de R$ 22 milhões por ano. Também já está sendo cotado exame laboratorial para o prontos-socorros em funcionamento. A espera dos resultados que demoram de 3 a 5 horas deve passar para o intervalo de 15 a 30 minutos.
Entre os anúncios feitos nos 100 dias de governo, Fábio Leite citou a reforma da Nelli que será bancada pelo Cine Araujo. Também uma reformulação do comércio entre a Amando e a Major Matheus (trajeto da Floriano Peixoto).
Principais anúncios:
- Descentralização dos pronto socorros.
- Novo modelo de atenção básica da saúde.
- Hospital Veterinário Municipal.
- Cine Nelli será revitalizado.
- Novas medidas para o comércio.
- PPP da Loteria de Botucatu.
- Automatização dos serviços de atendimento.