A Secretaria de Saúde de Botucatu abriu nesta quinta-feira, 08, o Centro Municipal de Hidratação para atender pacientes com dengue. O serviço conta com 20 leitos, funcionará 24 horas diariamente e está localizado no prédio que abrigará as futuras instalações da unidade de saúde do Lavapés. O Centro atenderá na retaguarda a partir de encaminhamento médico, tanto das unidades de saúde quanto do Pronto Socorro.
Não serão feitos primeiros atendimentos neste local, apenas pacientes que têm encaminhamento médico de outros serviços de saúde.
No Centro de Hidratação, o paciente permanecerá no período que necessitar de hidratação venosa e para a realização de exames clínicos para acompanhamento da evolução da dengue.
Atualmente, as 22 unidades de saúde de Botucatu, além dos 10 Prontos Atendimentos Noturnos, contam com núcleos de hidratação para pacientes com dengue, por isso o primeiro atendimento dos pacientes deve ser sua unidade de referência. Caso o médico da unidade local avalie necessário, o paciente será encaminhado para o Centro Municipal de Hidratação para manter o cuidado contra a dengue.
Para dar suporte ao Centro Municipal de Hidratação, a Secretaria de Saúde está abrindo neste final de semana e feriado de Carnaval três unidades de retaguarda aos finais de semana e feriados para realizar o primeiro atendimento de pessoas que apresentam sintomas de dengue.
As unidades da Cohab 4, Vitoriana e Cecap receberão pessoas para testes rápidos e exames clínicos iniciais e, caso seja necessário, encaminhamento para atendimento no Centro de Hidratação.
“Estamos abrindo esse serviço para nos resguardar. Atendimento médico adequado, hidratação e exames clínicos são essenciais para a boa recuperação do paciente e com este espaço queremos garantir isso diariamente, 24 horas, para a população. Esperamos que muito em breve possamos desativar este serviço, diminuir a transmissão de dengue e sair desta epidemia”, destacou o Prefeito Mário Pardini. (Da assessoria).