A Lei 6.563/2024, de autoria do vereador Sílvio dos Santos (PSD), instituiu no município de Botucatu a Semana de Esclarecimento e Conscientização sobre Herpes Zóster, a ser realizada anualmente, na segunda quinze do mês de junho.
Popularmente conhecida como cobreiro, a Herpes Zóster é uma inflamação viral nos nervos da pele, que se manifesta por meio de lesões avermelhadas, doloridas e com bolhas. Causada pelo vírus varicela-zoster, a herpes na pele pode ter complicações, por isso é importante buscar atendimento médico ao identificar os sintomas da doença. No Brasil, a quantidade de casos diagnosticados nos últimos anos só aumenta. Durante a pandemia, os casos de herpes aumentaram 35%. Os especialistas relacionam esse cenário ao estresse.
Por se tratar de um tema relevante no que se refere a saúde pública e contribuindo para dar efetividade à lei municipal que busca levar informações à população sobre a doença, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), através da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), com apoio do NEAD.TIS, gravou um podcast para esclarecer os principais aspectos que envolvem a Herpes Zóster.
O PODMED trouxe como convidados o Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho, médico infectologista, Prof. Dr. do Departamento de Infectologia, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem e Radioterapia e preceptor na Residência Médica em Infectologia da FMB e o vereador Sílvio dos Santos, administrador de empresas, consultor, especialista em RH, autor da lei 6563/2024 que institui a Semana de Esclarecimento e Conscientização sobre Herpes Zoster no Município de Botucatu.
“Sempre que o assunto for relevante, o PODMED convidará docentes, pesquisadores, especialistas, gente interessante para um bate-papo, levando informação de qualidade para as pessoas, com objetivo de produzir conhecimento e promover saúde”, informa Carlos Pessoa, assessor de imprensa da FMB e apresentador do programa.
Confira a íntegra do programa: