Desde 2015 | A informação começa aqui!

Paula Hokama e Dinair Machado assumem supervisão do CSE

Após oito anos sob o comando da professora titular Eliana Goldfarb Cyrino, o Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp),está sob nova gestão. A Profª Drª Paula de Oliveira Montandon Hokama tomou posse como nova supervisora e a Profª Drª Dinair Ferreira Machado como vice-supervisora, para cumprir um mandato de dois anos.

posse-cse-1-1.jpg

A cerimônia reuniu grande público e foi presidida pelo Professor Valdir Gonzalez Paixão Júnior, representante do reitor da Unesp, Professor Pasqual Barretti. Também compuseram a mesa dos trabalhos o Professor Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, diretor da FMB e o Professor Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção, vice-diretor da FMB. Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estiveram o Prof. Dr. Marcelo Laneza Felício, secretário de saúde de Botucatu; os vereadores Lelo Pagani e Rose Ielo; o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Prof. Dr. José Carlos Souza Trindade Filho e o vice-presidente da Famesp, Prof. Dr. Trajano Sardemberg.

posse-cse-1.jpg

Ao fazer uso da palavra, a professora Eliana classificou seu pronunciamento como um discurso de passagem, em um momento de bastante alegria, já que teve a oportunidade de vivenciar situações inesquecíveis na gestão do CSE e conhecer pessoas extraordinariamente generosas, com as quais fez questão de compartilhar os avanços alcançados no período em que esteva à frente da gestão, marcado pelas dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

“Vou sentir muita falta de todas e todos. Com certeza, vocês me fizeram uma pessoa melhor. Desejo à Paula e à Dina uma supervisão com muita energia boa, muito entusiasmo, muito trabalho coletivo, muitos sonhos e muita coragem com tantos desafios que temos pela frente para confirmarmos a força e a riqueza de uma atenção primária que qualifica o SUS, que está em rede, trabalha com o município e que precisa se desenvolver”, declarou.

posse-cse-2.jpg

Usuária e tendo parte de sua formação profissional ocorrido no CSE, a professora Dinair revelou que ao receber o convite para concorrer na eleição para a vice-supervisão, sentiu-se lisonjeada e ao mesmo tempo desafiada a atuar na atenção primária. “Já atuei em vários serviços e conheço bastante a rede. Como sanitarista sei que temos muitos desafios a serem superados. Ao lado da Dra. Paula, me comprometo em fazer uma gestão compartilhada e participativa”, anunciou.

original-foto-01.jpg

Em seu primeiro discurso como nova supervisora, a professora Paula Hokama lembrou que no CSE teve seu primeiro emprego com carteira assinada em Botucatu, ao ser contratada como médica, em 2001 e que anos mais tarde passou a atuar como docente do Programa Interação Universidade, Serviços e Comunidade (IUSC) contribuindo com a formação de novos profissionais de saúde na atenção básica. Em 2015 coordenou a implantação do matriciamento do CSE e em 2021 assumiu a vice-supervisão da unidade. 

“Hoje celebramos o início de um novo capítulo, cientes que a gestão do SUS é um delicado equilíbrio de saberes, construídos por meio do diálogo, da interprofissionalidade e da participação da comunidade. Temos o dever de antecipar os desafios de saúde, buscar recursos humanos e materiais e atuar de maneira coletiva para atender as necessidades emergentes. Não enxergo meu papel como a criação de um legado pessoal, mas sim como a continuidade de um compromisso coletivo. Estou aqui, ao lado de vocês, para defender os valores do SUS, promover a interprofissionalidade e o trabalho em equipe, destacar a importância da atuação política e sublinhar a importância do papel crucial do CSE na formação de estudantes de graduação e pós-graduação, assim como na formação continuada dos profissionais”, declarou. 

O professor Pedro Lourenção também fez questão de recordar a importância do CSE em sua formação como médico. “Tenho muito carinho e gratidão por esse espaço onde aprendi muito. Poder, de certa forma, trabalhar aqui novamente e contribuir para o desenvolvimento do CSE é uma  oportunidade e um desafio muito grande”, disse o vice-diretor da FMB. 

Da mesma maneira, o professor Carlos Magno Fortaleza ressaltou seu vínculo afetivo com o CSE onde atuou como médico em 1998 e manifestou o desejo de ver o papel da unidade crescendo ainda mais. “Para mim, o Centro de Saúde Escola tem um significado imenso como espaço de atenção transdisciplinar e como símbolo de vanguarda em atenção primária no município. Espero que ao longo dos próximos quatro anos possamos ter um diálogo que amplie sua atuação e quem sabe possamos sonhar com o distrito-escola, onde a universidade esteja envolvida em uma área de abrangência ainda maior da atenção primária no município”, comentou. 

Sobre o CSE

O Centro de Saúde Escola é uma Unidade Auxiliar da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (FMB) com administração própria. É um órgão de integração docente-assistencial para atenção primária à saúde, destinado ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e assistência com extensão de serviços à comunidade. 

O CSE integra o Sistema Único de Saúde (SUS) de Botucatu, respondendo por aproximadamente 30% da atenção básica do município em diversas modalidades de atendimento: consultas individuais, grupos terapêuticos, atividades de educação em saúde, busca ativa, vigilância em saúde, visitas domiciliares, atividades em sala de espera, aconselhamento, coleta de exames, vacinação, pequenos procedimentos cirúrgicos, procedimentos odontológicos, entre outros.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também