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Paciente com Covid diz que ficou 3 horas no PS sem atendimento

O radialista Adilson Ribeiro de Brito, 33 anos, sempre leva demanda da população para resolver problemas na FM Integração, mas desta vez, ele diz que sentiu na pele a falta de atendimento quando precisou do PS Adulto de Botucatu.

Brito procurou o 14News na tarde desta terça-feira para relatar o que ocorreu no PS Adulto da Vila Assumpção.

Ele conta que estava na sexta-feira com sintomas, por ter testado positivo para a Covid-19, inclusive no final de semana foi aumentando a falta de ar e dor no peito.

Ao testar positivo, o radialista foi orientado que se piorasse os sintomas, que procurasse diretamente o pronto socorro.

Nessa segunda, Brito foi até o PS Adulto às 13h. Ele passou pela abertura de uma ficha, onde forneceu os seus dados e falou sobre os sintomas a uma atendente.

Em seguida, foi colocado em uma sala em isolamento, local em que também estava um senhor com Covid. Só que ele ficou ali sem qualquer informação, isso até às 16h, quando resolveu ir embora.

Ele procurou o posto de saúde do distrito de Rubião Jr, que abre à noite (às 18h), onde relatou o que havia ocorrido, e os profissionais, diz ele, até acharam estranho o tipo de atendimento dado antes no PS.

Brito diz que a equipe preparou a sala e todos se aparamentaram. Ali passou pela atendimento. “Fui bem atendido pela médica. Ela me explicou porque estava sentindo tudo aquilo. O remédio que ela receitou melhorou100%, nem parece que tive Covid. Era o atendimento que eu esperava ter tido no PS”.

O paciente perdeu o irmão, também radialista, para a Covid, e esclarece que o ficou abalado psicologicamente, até que houve o atendimento no posto de saúde, e assim, pode ficar mais tranquilo.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE

O Secretário Municipal da Saúde, Marcello Felicio disse que foi checar com o HC porque, apesar de estarem envolvidos e dispostos a ajudar, os prontos socorros são de responsabilidade e gestão do Estado, ou seja, do HC.

“Foi informado que os pacientes no PS são classificados dentro da urgência/emergência e o paciente precisou aguardar na sala de isolamento. De qualquer forma nos desculpamos pela falta de informação e procuraremos melhorar o atendimento. Fico contente que ele teve o devido acolhimento no pronto atendimento de Rubião, o que nos motiva a melhorar cada vez mais”, respondeu ao 14News.

RESPOSTA DA ASSESSORIA DO HC

A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas alega que o atendimento foi correto:

Em relação a este caso, o HCFMB esclarece que o paciente foi atendido pela triagem do PSA às 13h34.

Seu caso foi classificado como azul, de baixa/média complexidade. Por relatar sintomas de covid, foi colocado em uma área isolada, e orientado a aguardar o atendimento.

O PSA é um serviço que prioriza os atendimentos de urgência e emergência 24h/dia. O atendimento é feito via classificação de risco pelo Protocolo de Manchester, que define a ordem de atendimento médico de acordo com a gravidade do paciente.

Quanto mais grave for o quadro, mais rápido será o atendimento. Como o caso do paciente foi classificado como não urgente, seu atendimento estava dentro do tempo de espera previsto pelo protocolo e de acordo com a demanda do PSA naquele momento.

O paciente não aguardou o atendimento e, quando foi chamado pelo médico, não estava mais no PSA. O caso foi considerado evasão às 17h34. (Finalizou em nota a assessoria de imprensa do HC).

FATOR POSITIVO NO HC

Na manhã desta quarta-feira um caso de atendimento para exame de colonoscopia foi elogiado pela irmã de um paciente que deu entrada na unidade nessa terça-feira. Ela disse que apesar de ter que aguardar leito desde a manhã até a tarde, pois trata-se de paciente de risco e precisa internar, que o atendimento no setor de Gastro do HC foi elogiado. Isso foi relatado desde a entrada com teste de Covid até o acolhimento e o atendimento que ela considerou de alto nível. (Do 14News).

Redação 14 News

Redação 14 News

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