Desde 2015 | A informação começa aqui!

Número de casos de dengue chega a 11.139 em Botucatu

Nesta semana, a Prefeitura atualizou o número de casos de dengue na cidade no ano de 2024. No total, foram 11.139 pessoas que contraíram a doença. O setor Leste é o com maior índice: 3.878 ocorrências, 2.559 no setor Norte, 2.076 no Sul, 1440 na região Oeste e 1.186 no centro.

A maior

Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus. Arbovírus são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também