A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 79% e na Grande São Paulo é de 76,9%. O número é maior que as semanas anteriores quando houve quedas e depois estabilização. Mesmo que a aceleração foi de um ponto, a mudança de direção traz alerta de possível nova alta.
Na região, Bauru por exemplo tem ocupação de 97% e 99% na unidades regional e municipal, onde foram registrados 4 óbitos; no Hospital das Clínicas de Botucatu o índice é de 107%, com 2 mortes nas últimas horas.
Hoje, há 22.112 pacientes internados no estado, sendo 10.129 em unidades de terapia intensiva e 11.983 em enfermaria.
O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (19) que 10 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose de vacina de Covid-19. Segundo dados do IBGE, este número corresponde a 21,65% da população de todo o Estado.
O cronograma de vacinação dos públicos-alvo da campanha está disponível no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br).
Pré-cadastro virtual
Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro também no Vacina Já. O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O cadastramento online não é obrigatório, mas facilita a rotina das equipes da saúde e dos pacientes.
Há também a possibilidade de agendamento do Whatsapp, por meio de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. Há um assistente virtual que oferece as informações necessárias para o pré-cadastro. O chatbot também oferece informações confiáveis sobre o programa de imunização estadual, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.
Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.