Desde 2015 | A informação começa aqui!

Jornada da pessoa com doença renal no SUS será debatida em na Câmara dos Deputados

Com a solicitação do Vozes do Advocacy – Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade e autoria da Deputada Federal Fernanda Pessoa (CE), a audiência pública sobre A jornada da pessoa com doença renal no SUS e as formas de diagnóstico precoce da condição ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, no próximo dia 22 de maio, às 9h.

As doenças renais são desenvolvidas a partir da progressão das condições como: diabetes, hipertensão, obesidade, antecedentes de doenças do aparelho circulatório, histórico da doença na família, ao tabagismo, entre outras. Elas são determinantes para uma pessoa desenvolver a doença cardiovascular, responsável por 30% de todas as mortes no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia que, globalmente, ela afeta cerca de 10% da população.

Outras estimativas indicam a prevalência global da doença renal crônica em 14% da população geral e 36% em grupos de risco. No Brasil, a prevalência estimada pelo critério laboratorial em adultos é de 6,7%, triplicando em indivíduos com 60 anos ou mais de idade, dados estes do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em setembro de 2024.

Em eventos e audiências públicas, o Ministério da Saúde mostra o gasto de mais de R$ 4 bilhões ao ano para tratar as doenças renais. Esse montante poderia ser significativamente reduzido por meio de um maior investimento em iniciativas de prevenção e detecção precoce da condição.

Com este cenário, o debate na audiência pública será sobre discutir políticas públicas sobre o diagnóstico precoce das doenças renais e destacar a busca por uma política de saúde inclusiva que garanta a equidade no tratamento.

Segundo Vanessa Pirolo, Presidente do Vozes do Advocacy, “ainda temos, no Brasil e no mundo, iniquidade na assistência à saúde renal, com regiões onde há barreiras no acesso ao diagnóstico e tratamento, especialmente à terapia renal substitutiva. Estima-se que, no Brasil, cerca de 50 mil pessoas por ano com doença renal morrem precocemente antes de ter acesso à diálise ou ao transplante”.

O evento ocorre no Plenário 7, no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. Será também transmitido ao vivo no Canal do YouTube da Comissão de Saúde: YouTube da Comissão de Saúde:

Sobre o Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 25 associações e de 2 institutos de diabetes, o Vozes do Advocacy é uma Federação de Organizações que promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as condições, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado delas.

Informações à imprensa: Jornalista Vanessa Pirolo.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também