Este 30 de dezembro de 2024, segunda-feira, foi um dia histórico para Botucatu: depois de 15 anos a cidade voltou a ter um hospital municipal.
O local – construído com o suor e doações dos ferroviários entre 1949 e 1956 – acabou depois fechado pela Associação da Sorocabana em 2010 e foi comprado pela Prefeitura na gestão do então prefeito João Cury Neto.
No Governo Mário Pardini foi iniciada a reforma que na verdade teve um trabalho muito maior do que construir um novo imóvel pois houve a necessidade de reforçar estruturas e todas as melhorias de modernização em um espaço obsoleto. Ali só funcionava o PS Infantil e o serviço de Raio-X.
Agora, após inaugurado, daqui entre 30 e 45 dias deve ser feita a testagem dos equipamentos de todos os setores como de gás medicinal, ar comprimido central de esterilização, treinamento das equipes – que serão contratadas pela Pirangi em 15 dias – e o Hospital pode estar funcionando até o final de fevereiro em plena carga.
O Hospital do Bairro terá capacidade para fazer 100 cirurgias de pequena e média complexidade frente a mil que aguardam vaga.
Os quartos também contam com moderna estrutura: camas, banheiros, equipamentos médicos, cadeiras para acompanhantes e televisão.
Depois de zerar essa fila, a intenção é abrir o hospital para outros tipos de internação. A gestão será da Prefeitura em contrato com a OSS Pirangi.
INVESTIMENTOS
Os 13 milhões dos 50 milhões aplicados no hospital vieram do Estado. O restante dos cofres públicos.
Para a entrega ser efetivada, os funcionários trabalharam durante o dia, noite e até véspera e Natal, segundo disse em seu discurso o prefeito Mário Pardini.
Ele agradeceu no evento todos que colaboraram com a obra, inclusive o Governo do Estado e a equipe da Prefeitura: o prefeito eleito Fábio Leite (que foi durante 8 anos o secretário de administração) e o secretário de Saúde Marcello Laneza Felício.
O seu gabinete ficou na obra até até fosse entregue. Ele sugeriu que Fábio Leite fizesse o mesmo para colocar o hospital em operação.
GOVERNADOR
O governador em exercício, Felicio Ramuth, participou da cerimônia de entrega da revitalização do novo Hospital do Bairro, em Botucatu, nesta segunda-feira (30). A unidade municipal estava fechada há 15 anos e recebeu investimentos de cerca de R$ 38 milhões, sendo R$ 13 milhões provenientes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para auxílio no custeio ao município, o que possibilitou a compra de equipamentos e mobiliários.
“Além deste hospital aqui em parceria, nós já entregamos quatro hospitais, duas novas AMES e também o Hospital Lucy Montoro no estado de São Paulo ao longo desses dois anos. Neste momento temos mais 10 hospitais sendo construídos em parceria como esta aqui de Botucatu que está sendo entregue hoje e também prédios construídos pelo Estado, como de Birigui, Itapetininga, Franca e de Cruzeiro, que são importantes obras para a saúde”, afirmou Felicio Ramuth.
“Hoje, entregamos uma unidade para atendimento de baixa e média complexidade, ampliando os serviços oferecidos à população de Botucatu. Assumimos o Estado com 8 mil leitos fechados e, nestes primeiros dois anos de gestão, já conseguimos reativar 6.207 leitos, aumentando o custeio e o investimento na Saúde, uma prioridade do governo”, ressaltou Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.
O hospital iniciará os atendimentos aos pacientes dentro de 60 dias, após a capacitação e a implantação das equipes, junto com a pré-operação da unidade, que inclui as redes de gases medicinais, ar comprimido, sistemas hidráulico e elétrico (incluindo cabine primária), além dos equipamentos do centro cirúrgico e da central de esterilização de materiais.
LIVE DO 14NEWS DURANTE O EVENTO EM COBERTURA CONJUNTA COM A MUNI FM
VISITA AO HOSPITAL
ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DA SAÚDE
https://www.facebook.com/share/v/12Cg1oyMU4D
SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA