27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Falta de contratação de funcionários é o que limita atendimento no HC

O prefeito Mário Pardini disse nesta sexta-feira (03/2) na Rádio Municipalista que o Hospital das Clínicas enfrenta problema de fechamento de leitos pela falta de contratações de funcionários.

Por conta dessa situação, nessa quinta-feira (2) ocorreu uma reunião do Secretário Executivo do Estado, Sérgio Okane, além dos representantes do HC, André Balbi e José Carlos Souza Trindade Filho.

Para Pardini, O HC vem sobrevivendo a conta-gotas com recursos extra orçamentários. O problema, diz ele, começou há décadas quando o então governador do Estado, Geraldo Alckmin, proibiu as autarquias de contratar devido ao teto de gastos. Nesse tempo muitos funcionários foram se aposentado sem a reposição.

A saída temporária encontrada na época foi contratar via fundações, como ocorre em Botucatu com a Famesp, e até agora os procuradores e o Tribunal de Contas entendiam que isso estava dentro da lei. Do ano passado para cá, tanto a procuradoria como o TC, não estão mais dando esse mesmo parecer favorável para contratação. Assim, o HC não poderia mais repassar valores à Famesp.

O prefeito entende que não é culpa do superintendente do HC de Botucatu, nem do governo atual, mas precisa ser resolvido rapidamente porque “a população é que paga o pato”.

Uma das saídas seria o Governo do Estado autorizar a contratar por concurso público e repor os quadros.

Na segunda-feira ocorrerá uma reunião da Secretaria da Saúde com todos os gestores dos HCs do Estado com a participação do representante da pasta, Eleuses Paiva e procuradores do Estado. Se não houver uma saída rapidamente o prefeito entende que a saúde estadual vai entrar em colapso.

Ele diz que são só 30 leitos, mas o complexo do HC que envolve o Hospital Estadual, Unesp (HC) e Sarad (Álcool e Drogas) estão perdendo leitos faz tempo. São 500 leitos, mas já foram fechados 150. Ele acrescenta que o Estadual e o Sarad estão operando de forma ociosa.

Com tudo isso, o HC virou um hospital de urgência. “Só entra se estiver muito ruim”, citou, lembrando ainda que o Hospital das Clínicas é dá ótimo atendimento a quem está internado, mas o difícil é conseguir uma vaga. Isso é percebido quando um paciente precisa ser transferido do PS Municipal ao HC. “Os médicos e as equipes de saúde, diz o prefeito, “tem sido heróis”.

O Governo anterior, segundo Pardini, atendeu Botucatu todas as vezes, mas não conseguiu resolver definitivamente o problema. E nesse começo do novo Governo do Estado esse diálogo tem sido bom.

O problema envolvendo todos os HCs acendeu a luz de alerta para o novo governo já reunir todos os gestores e tentar uma saída dentro da lei, pois o HC de SP também pode fechar 50% dos leitos com a atual situação.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes