27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Hospital das Clínicas fechou 30 leitos por falta de contratação de funcionários

O vereador Lelo Pagani disse na Rádio Municipalista na manhã desta quinta-feira (2) que o Hospital das Clínicas de Botucatu fechou 30 leitos por falta de reposição de funcionários. Isso ocorreu em vários setores e diferentes especialidades.

Segundo o parlamentar que também é servidor da Unesp, sem a contratação de funcionários por concurso, a saída anterior era a terceirização, mas isso foi usado como uma espécie de “tampão”. Para tentar resolver a questão, a cada servidor que se aposentasse, outro seria chamando por concurso, mas isso acabou não sendo aplicado pela gestão anterior do Governo do Estado.

Ele ressaltou que a defasagem estaria em torno de 1 mil funcionários que com o passar do tempo não foi reposto.

Recentemente, o HC também citou que pelo menos 2 leitos foram fechados – além dos adjacentes – na ortopedia por problemas elétricos o que necessitou optar por reformas.

O superintendente interino do Hospital das Clínicas, José Carlos Souza Trindade Filho, disse recentemente na emissora que teve reunião nesta semana na Secretaria Estadual da Saúde para tratar de melhorias no Complexo de Saúde, que envolve também o Estadual, unidade essa que funciona como apoio ao HC.

Na mudança de governo do Estado geralmente há impasse de como fica o envio de verbas e readaptações.

O site do HC diz que são 68 municípios atendidos, 3 mil servidores e 10 mil pessoas circulando diariamente pelo Complexo do HC, que envolve o próprio hospital, prontos-socorros, o Estadual e Sarad para tratamento de álcool e drogas.

Apesar dos problemas, o HC continua dando atendimento, segundo gestores.

Funcionários dizem que estão sobrecarregados com a atual situação.

A reportagem do 14News também procurou a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde para ter mais detalhes sobre o assunto e aguarda resposta.

Nota da Secretaria Estadual da Saúde enviada ao 14News: “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que repassou R$ 37,9 milhões em 2022 para a OSS Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) que administra o Hospital das Clínicas de Botucatu. É importante destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é tripartite, portanto os repasses não são exclusivos do Estado. Além disso, o custeio é realizado para os serviços, sem qualquer relação com a folha de pagamento de funcionários da unidade. Em 2022, somente na especialidade de ortopedia, foram realizados 27,4 mil procedimentos, incluindo consultas, cirurgias e internações. A pasta estadual espera que todos os pacientes continuem sendo atendidos, com prioridade para os casos graves e gravíssimos”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes