7 de outubro de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

HCFMB receberá Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2024

O Núcleo de Hospitais Sustentáveis do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) teve um de seus trabalhos selecionado entre os 15 melhores na décima sétima edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA 2024).

A premiação é concedida anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. É a quarta vez que o Núcleo de Hospitais Sustentáveis ganha esse prêmio.

Com o trabalho denominado GHG protocol: uma ferramenta estratégica de gestão da emissão de gases de efeito estufa em um Hospital, o HCFMB foi escolhido entre 189 projetos de todo o país submetidos à organização do evento. A premiação ocorrerá no dia 29 de outubro durante o Seminário de Hospitais Saudáveis no Rio de Janeiro.

Além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, a condecoração denominada “Amigo do Meio Ambiente” tem o objetivo de estimular os profissionais e dirigentes das unidades de saúde a desenvolverem uma cultura de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis.

Para concorrer ao prêmio, o HCFMB enviou dois trabalhos. “A premiação confirma que nosso Núcleo de Hospitais Sustentáveis vem desenvolvendo um trabalho exemplar em nível nacional, trazendo a sustentabilidade para dentro de nosso HCFMB. É fundamental que continuemos diminuindo nossas emissões de gases de efeito estufa e mitigando as mudanças climáticas em busca de melhor qualidade de vida a todos”, pontua Karina Pavão, coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do HCFMB.

Projeto Selecionado

O GHG protocol é uma ferramenta para medir emissão de gases de efetiro estufa (GEE). O HCFMB a utiliza desde 2015. Por meio deste inventário, o Hospital realiza a gestão e monitoramento de GEE, criando indicadores, identificando pontos e setores críticos e implantando estratégias para melhorar controle e intervenções.

“Em 2018, por meio do GHG protocol, identificamos aumento das emissões, devido ao vazamento de óxido nitroso e, com intervenções, a emissão do referido gás caiu 44% em 2019 e 53% em 2020 (ano base 2015), com uma economia de R$ 335.000,00 até 2020”, lembra Karina.

Ainda segundo ela, “tivemos vários desafios para manipular a ferramenta, conhecer suas funcionalidades e a forma de colocar dados, mas com apoio do projeto hospitais saudáveis conseguimos”, finaliza. (Do HCFMB).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes