Com o objetivo de agilizar a análise de exames, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou softwares que viabilizam melhor acesso, qualidade e otimização de trabalho aos médicos e pacientes do complexo hospitalar.
A ferramenta chamada Korus permite aos médicos radiologistas emitir laudos à distância. Em funcionamento desde março, ela “concede aos nossos especialistas cadastrados a possibilidade de analisar exames remotamente, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de espera para os resultados”, explica o médico Alessandro Lia Mondelli, Gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HCFMB.
Na prática, quando um exame é feito (raio-x, ultrassonografia, ressonância magnética), o laudo é inserido no software, que pode ser acessado pela equipe médica em outros computadores situados em diferentes setores do HCFMB. Com o Korus, há maior eficiência operacional, redução de custos, aumento da satisfação do paciente, além de possibilitar uma melhor gestão dos recursos humanos, garantindo que os radiologistas possam atender a uma maior demanda de forma mais flexível e ágil.
“Entendo que a instituição adquire com essa ferramenta maior flexibilidade para trabalhar na gestão dos laudos, sendo possível um controle mais apurado por parte do gestor do setor executante e do médico radiologista que faz o laudo”, afirma Ricardo Aparecido Lopes, Gerente de Tecnologia da Informação da Gerência de Tecnologia de Informação (CIMED), vinculado ao Departamento de Infraestrutura Hospitalar do HCFMB.
Click Vita
Conhecido por click vita, a nova ferramenta de entrega de exames é uma inovação necessária para facilitar a vida do paciente. Com o novo sistema, o paciente não precisa mais trazer uma mídia (CD ou DVD virgem) para gravação do seu exame, sendo possível ter acesso pela internet com toda segurança e comodidade.
“Para os pacientes, isso significa acesso mais rápido a resultados de exames, o que pode levar a diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes”, ressalta Mondelli.
Ambos os softwares receberam revisão e acompanhamento da equipe do CIMED para implantação, que ocorreu em março. (Vinícius dos Santos da Assessoria do HCFMB).