Desde 2015 | A informação começa aqui!

HC emite nota sobre morte de bebê

O Hospital das Clínicas de Botucatu, responsável gerência do PS Infantil de Botucatu, emitiu uma nota sobre a morte de um bebê de 4 meses que passou pelo atendimento do serviço de saúde.

A família escreveu em rede social que a criança não deveria ser liberada e isso ocorreu porque o PS estava lotado; e o bebê não teria sido diagnosticado corretamente. Veja a nota:

“Sobre a publicação do relato de atendimento de um bebê de 04 meses no Pronto-Socorro Infantil (PSI) na última quarta-feira, 16 de março, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esclarece: A gestão do PSI é compartilhada entre o HCFMB e a Prefeitura Municipal de Botucatu, que atuam em conjunto tanto na gestão administrativa, quanto assistencial.

No dia 16 de março, o PSI operava com alta demanda de pacientes e períodos de espera de até cinco horas. A criança deu entrada no PSI às 19h09 e foi atendida às 20h53. Realizou um exame de imagem às 21h03 e passou por
reavaliação médica às 21h42, tendo alta em seguida. O tempo total de atendimento foi de 2h32. O óbito do bebê ocorreu na manhã do dia seguinte, 17 de março, pelo SAMU, que foi chamado às 10h.

O HCFMB reitera que confia no atendimento prestado e assegura que todas as condutas assistenciais foram cumpridas, de acordo com todos os protocolos.

Avaliações preliminares sugerem que a causa da morte não tem relação com a queixa inicial relatada na consulta, nem tampouco com o atendimento prestado no PSI. Todas as informações necessárias estão sendo apuradas.

O HCFMB se solidariza com a família neste momento e está à disposição para qualquer esclarecimento. O relatório final da investigação será enviado diretamente à família, respeitando a ética profissional, o sigilo médico e a
transparência das informações.

Nesse sentido, pedimos à sociedade para que não propaguem informações infundadas e inconclusivas, que desrespeitam da dor da família, causam pânico na população que necessita do atendimento do Complexo HCFMB e não condizem com o compromisso assistencial que o HCFMB preconiza no atendimento ao paciente.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa do HCFMB
.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Botucatu já iniciou a investigação do ocorrido através da abertura de uma sindicância.

A equipe do Samu que realizou os primeiros socorros já prestou esclarecimentos iniciais sobre o fato.

O Poder Público Municipal aguarda o laudo necroscópico que deverá ser emitido no início da próxima semana para pronunciamento oficial.

A Prefeitura reitera que lamenta profundamente o óbito da pequena Helena e se solidariza com os familiares e amigos.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também