A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) informa que, após a vacinação contra a dengue, algumas pessoas podem apresentar bolinhas vermelhas pelo corpo. Essa reação é esperada e pode surgir até 14 dias após a aplicação da vacina.
Essas manchas fazem parte da resposta natural do organismo, indicando que o corpo está reagindo à vacina.
Geralmente, elas desaparecem sozinhas em cerca de 7 a 10 dias. Se possível, procure a unidade de saúde para realizar a notificação da reação, o que ajuda no acompanhamento e na vigilância em saúde. Essa reação é considerada leve e, na maioria dos casos, não traz complicações.
A campanha segue até o dia 31 de janeiro, em todas as unidades de saúde de Botucatu, e é destinada a pessoas de 15 a 59 anos. Em caso de dúvidas ou de sintomas diferentes do esperado, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.





