Na última quinta-feira, 17 de novembro, foi lembrado o Dia Mundial da Prematuridade e, para marcar esta data, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou algumas atividades de conscientização, reflexão e integração durante a semana.
Após o feriado prolongado da Proclamação da República, no dia 16, algumas servidoras da UTI Neonatal do HCFMB, divididas em turnos, se dirigiram até o Hemocentro como forma de incentivo à doação de sangue, que contribui para o desenvolvimento dos bebês prematuros.
Já na quinta-feira, as atividades começaram logo pela manhã, com um café preparado especialmente para as mães de prematuros, no térreo do Salão Nobre. No final da tarde, o primeiro andar deste espaço recebeu um culto ecumênico em homenagem à data, com a presença de membros da Pastoral da Saúde Ecumênica e convidados.
Diversas religiões foram representadas nesta cerimônia: o Padre Luiz Aparecido Iauch, da Igreja Católica Apostólica Romana, o Reverendo Clayton Leal, da Igreja Presbiteriana Independente, e o médico infectologista do HCFMB Dr. Ricardo Cavalcante, representando a comunidade espírita. Com cantos, meditações e palavras inspiradas, o público presente pode vivenciar momentos de louvor e oração pelos profissionais de saúde, pelos prematuros e seus familiares.
Iniciando a parte científica do evento, a mesa de abertura foi formada pelo Superintendente do HCFMB, Dr. André Luis Balbi; pela Diretora Clínica, Dr.ª Marise Pereira da Silva; pela Chefe do Serviço de Neonatologia, Dr.ª Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo; pelo Chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB, Prof. Associado Joélcio Francisco Abbade, pela médica da UTI Neonatal; Dr.ª Maria Regina Bentlin, representando o Departamento de Pediatria e pela Supervisora de Enfermagem da UTI Neonatal do HCFMB, Ma. Ana Lucia Monaro Barboza.
Ana classificou como positiva a escolha do tema do Dia Mundial da Prematuridade 2022 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e destacou, em sua fala, os benefícios do contato pele a pele entre mães e bebês prematuros e a sua relação com o tema do evento. ”Dentre estes cuidados, está a questão do pulmão do prematuro, tema escolhido para a parte científica de nosso evento, que será, sem dúvidas, muito enriquecedora para todos nós. Agradeço a todos pela presença”.
Dr.ª Lígia salientou que 17 de novembro é um dia de vitória para os prematuros e para toda a equipe. “Nossos prematuros nos ensinam muito a lutar sempre pela vida e a não desistir diante das dificuldades, e estes aprendizados nenhum livro consegue ensinar. Agradecemos a Deus pela vocação de cuidar destes pequenos guerreiros, às famílias que confiam em nosso trabalho, aos obstetras pela parceria, a toda a equipe da UTI Neonatal pela dedicação, ao Departamento de Pediatria e aos nossos gestores, pelo apoio e acolhida em todas as necessidades do Serviço. Meu desejo é que possamos continuar exercendo uma assistência de qualidade para quem mais precisa”.
Em sua fala, Dr. André destacou a importância das parcerias para a consolidação do Hospital. “Sabemos que, sem parcerias sólidas, fica difícil uma instituição se manter. Durante estes anos de gestão, o papel dos Serviços de Obstetrícia e de Neonatologia foi muito importante, pois trouxeram contribuições fundamentais para o desenvolvimento das atividades. Agradeço muito pela convivência e pela busca constante para o aprimoramento da assistência, marca fundamental do nosso HCFMB, desde o prematuro até o idoso”.
Na sequência, houve a parte científica do evento, com uma série de palestras sobre o tema “Protegendo o pulmão do prematuro com atuação integrada”. As palestras foram ministradas por representantes de cada especialidade relacionada ao tema: Prof. Dr. Roberto A. de Araujo Costa, representando a Obstetrícia; do Prof. Associado João César Lyra, da parte de Neonatologia; a Enfermeira Ma. Natália Conteçote Russo e a fisioterapeuta Priscila Assumpção de Souza.
As atividades realizadas no Salão Nobre tiveram a organização do Serviço de Neonatologia e do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, além do Departamento de Pediatria da FMB.