Com o objetivo de promover um diálogo com o Governo e com as diferentes instituições de pessoas com diabetes, apontar as complicações resultantes do diagnóstico tardio da doença, bem como a falta de adesão ao tratamento e propor soluções para este cenário alarmante, o Vozes do Advocacy – Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade realizará o 4º Fórum de Complicações do Diabetes, no dia 23 de abril, na Casa JOTA, em Brasília, Distrito Federal.
O Fórum contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conasems (Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde) , Conass (Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde)Vozes do Advocacy, Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Brasileira de Imunização, Programa Nacional de Imunização.
“Nossa intenção é sensibilizar o poder público e as entidades que atuam no diagnóstico e tratamento do diabetes sobre a importância do diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado para evitar o agravamento da doença, que está crescente no nosso país”, ressalta Vanessa Pirolo, presidente do Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
4º Encontro de Capacitação das organizações de diabetes
Outro evento importante promovido anualmente pela entidade será o 4º Encontro de Capacitação, que reunirá 27 organizações de diabetes, no dia 24 de abril, no Hotel Grand Mercure, em Brasília.
Temas como “Impacto psicossocial do diabetes e o papel das organizações de paciente”; “doença ocular da tireoide”; “a relação de diabetes, obesidade e cardiometabolismo” serão alguns dos destaques da programação (veja a programação completa logo abaixo).
“Todo ano nos engajamos nessa capacitação para que todas as organizações estejam mais aptas a participar ativamente na conquista pelo tratamento adequado no país nas esferas municipal, estadual e federal”, afirma a presidente do Vozes do Advocacy.
Estatísticas alarmantes do diabetes
Novo atlas do diabetes aponta um crescimento significativo da doença no Brasil e América Latina. Dados publicados neste mês de abril pela IDF (Federação Internacional do Diabetes), até 2025, o número de casos deve saltar para 52 milhões.
O Brasil ocupa o 6º lugar em países do mundo que mais têm casos de diabetes, com mais de 16 milhões. A projeção é que, até 2050, o nosso país chegue ao 7º lugar. O país representa o 4º lugar no ranking mundial de diabetes tipo 1.
“O que muito nos preocupa é a falta de diagnóstico precoce, pois sabemos que esse fator contribui para o agravamento do quadro: estima-se que cerca de 29,1% das pessoas com diabetes na América do Sul e Central não saibam que têm a doença. São 16 milhões de pessoas que carregam a condição sem tratamento”, alerta Vanessa.
Principais complicações do diabetes não controlado:
– Neuropatia diabética: Danos aos nervos periféricos, causando dormência, formigamento e, em casos graves, perda de sensibilidade, especialmente nos pés.
– Retinopatia diabética: Afeta os vasos sanguíneos da retina, podendo levar à perda de visão.
– Nefropatia diabética: Danos aos rins, que podem evoluir para insuficiência renal.
– Doenças cardiovasculares: Aumenta o risco de infarto e AVC.
– Pé diabético: Úlceras e infecções nos pés, que podem levar à amputação.
– Cetoacidose diabética: Uma condição grave causada por níveis muito altos de glicose no sangue.
Agenda
4º Fórum de Complicações do Diabetes
Data: 23 de abril de 2025
Local: Casa JOTA
Endereço: Edifício Rossi Esplanada Business – SCN, Quadra 01, Bloco G, sala 1501, 15º andar, Asa Norte – Brasília/DF
Realização: Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade
Programação:
9h: “Como o Brasil pode avançar na Atenção Especializada ao Diabetes? Estratégias em Oftalmologia e Nefrologia”
Convidados:
-Ministério da Saúde, Conass, Conasems, Vozes do Advocacy, Sociedade Brasileira de Nefrologia e Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF)
Observação: Essa palestra será transmitida ao vivo pelo youtube:
14h: 4º Fórum de Complicações do Diabetes
Convidados:
-Ministério da Saúde, Conasems, Vozes do Advocacy, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Imunização, Programa Nacional de Imunização
4º Encontro de Capacitação das organizações de diabetes
Data: 24 de abril de 2025
Local: Hotel Grand Mercure Brasília
Endereço: Setor Hoteleiro Norte quadra 5
Realização: Vozes do Advocacy
Empresas Parceiras: Sanofi, Merck, Boehringer, Roche, Abbott, Bayer, Lilly, Servier, Amgen, Medtronic e EMS.
Sobre o Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.
Instagram: @vozesdoadvocacy
(Da assessoria).