O 14News havia divulgado recentemente que alguns passageiros estavam viajando sem máscara entre Botucatu e São Manuel. Na oportunidade da reportagem, a empresa que faz a linha foi procurada, mas inicialmente não se manifestou. Nesta matéria havia a foto de um passageiro no ônibus sem a proteção.
Nesta quarta-feira, houve um comunicado enviado ao 14News onde a empresa se pronunciou e explicou como tem sido a sua conduta.
Nota da empresa:
Informamos que, dado o estado emergencial gerado pela pandemia do Novo Coronavirus (COVID-19), estamos atentos e mobilizados, cumprindo todas as determinações das autoridades estaduais e municipais das cidades em que operamos.
Intensificamos, desde o primeiro momento, os procedimentos e cuidados já existentes há décadas, como a higienização de nossos ônibus e seus toaletes, de nossas agências de passagens e a criteriosa limpeza e troca de cabeceiras a cada viagem. Implementamos ainda medidas como a disponibilização de álcool em gel a passageiros e funcionários e o processo de Oxi-Sanitização, importante aliado na esterilização de nossos ônibus.
Orientações e treinamentos foram destinados aos nossos funcionários, com o objetivo de redobrarem os cuidados necessários para a prevenção do contágio e cumprimento dos protocolos.
Observamos também que, desde o dia 04/05/2020, o uso de máscaras tornou-se obrigatório em viagens intermunicipais no Estado de São Paulo e que tal item tem sido exigido para todos os ocupantes de nossos ônibus, em todas a linhas.
Lembramos, todavia, caso haja passageiros que não se comportem com civilidade ou que não observem a obrigatoriedade do uso de máscara durante viagens, conforme determinação legal vigente, nossos motoristas (ou demais funcionários) poderão ser consultados sobre o assunto, uma vez que possuem treinamento para tais situações.
Informamos ainda que suas observações foram enviadas à nossa Gerência Operacional, para a devida análise.
Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos, inclusive através do telefone (14) 2109 9000. Atenciosamente, Expresso de Prata. (Fim da nota).
A Artesp que é órgão que fiscaliza o transporte também havia se manifestado mostrando as regras definidas em Diário Oficial, esclarecendo que o passageiro que não estiver de máscara pode ser impedido de viajar.
(Foto de capa ilustrativa mostra motorista de ônibus com a proteção. Imagem da Agência Brasil).