28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Em tempo recorde, SP protege 100% dos idosos contra a gripe e vacina mais de 5,9 milhões de pessoas

O Estado de São Paulo vacinou 100% dos idosos contra a gripe, marco histórico alcançado em tempo recorde, num período de apenas 17 dias de campanha. No total, 5,9 milhões de doses já foram aplicadas para o público desta primeira etapa, que inclui também profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento.

Diariamente, cerca de 500 mil pessoas compareceram aos postos. Entre os dias 23 de março e 9 de abril, foram aplicadas doses em 4,8 milhões de idosos (100%) e 1 milhão de trabalhadores de saúde (74%). No ano passado, coberturas vacinais similares só foram alcançadas após oitenta dias de campanha para esses grupos prioritários.

“As coberturas vacinais alcançadas até aqui são impressionantes e refletem a dedicação dos vacinadores do SUS, bem como a conscientização da população sobre a importância da proteção individual e coletiva contra as doenças respiratórias”, parabeniza o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

No contexto da pandemia de COVID-19, o SUS de SP iniciou a campanha priorizando idosos e profissionais da saúde. Além disso, desde 30 de março, mais de 67 mil profissionais das forças de segurança e salvamento já receberam as doses, por meio da antecipação da campanha em duas semanas para esse público.

O Estado também teve alterações dos públicos em cada etapa e incluiu novos grupos (confira abaixo).

“A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza e é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe. Lembramos que o respeito às etapas e às orientações dos postos é necessário para que não ocorram aglomerações, de forma a evitarmos a transmissão de doenças respiratórias, como a COVID-19 e a própria gripe”, reforça a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araujo. “A vacina não causa gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção”, explica.

O início da campanha em 2020 foi antecipado em três semanas, graças à agilidade do Instituto Butantan, que entrega ao Brasil 75 milhões de doses da vacina. São 10 milhões de doses a mais do que as fornecidas ao país em 2019.

Neste ano, as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Coronavírus

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de COVID-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, diz o Secretario de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A orientação aos profissionais que trabalharão na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Deverá ser feita uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Se a pessoa tiver febre ou mau estado geral, deverá ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com orientação para ida a um serviço de saúde. Máscaras também deverão ser colocadas naqueles que tiverem tosse ou coriza, mas nesses casos a dose poderá ser aplicada, e ainda assim a pessoa será orientada para procurar um serviço de saúde.

As equipes deverão anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional deverá usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso. O vacinador não precisa utilizar luvas nem máscara cirúrgica, apenas seguir as normas de higienização.

Etapas da campanha de 2020

Etapa 1: a partir de 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde;

*Antecipação de forças de segurança e salvamento, a partir
de 30 de março.

Etapa 2: a partir de 16 de abril para portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários;

Etapa 3: a partir de 9 de maio, para demais públicos, incluindo pessoas acima de 55 anos, pessoas com deficiências, indígenas, professores (rede pública e privada), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias);

Dia de D: 9 de maio, para todos os grupos do público-alvo.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes