Desde 2015 | A informação começa aqui!

Em resposta, Governo de SP nega demora no atendimento da oftalmologia em Botucatu

A reportagem procurou o Governo do Estado para saber sobre a queixa de alguns leitores sobre a demora para as pessoas conseguirem cirurgias como de catarata na rede pública.

Tudo isso começou depois de relatos de pacientes serem levados ao 14News e também na Rádio Municipalista.

Pessoas dizem que estão há 2 ou 3 anos ou mais esperando por uma resposta das unidades de saúde do Estado.

João Batista de Pádua Melo, de 88 anos, morador do distrito de Rubião Jr, faz uso de andador em casa, mas sem praticamente enxergar. A cuidadora, Cicera Avansi, diz que está esperando uma resposta do AME de Botucatu após ele passar pela médica no desde maio. “É duro ver um senhor com essa idade sem enxergar. Ele foi na consulta no mês 5 e a médica disse que era para aguardar a cirurgia, mas sem previsão de data”, disse a cuidadora.

Muitas pessoas acabaram enviando relatos de casos de espera no setor oftalmológico e outros procedimentos.

5O MIL CIRURGIAS EM 23 UNIDADES NA REGIÃO DE BAURU

A resposta do Estado foi a seguinte: “Não procede a informação de demora em procedimentos oftalmológicos no AME de Botucatu. O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru informa que foram realizadas, desde 2019 até abril deste ano, mais de 50,6 mil cirurgias ambulatoriais oftalmológicas na região, em 23 unidades que são referências nestes procedimentos”.

“Cabe esclarecer que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Botucatu realiza dois tipos de cirurgias oftalmológicas, sendo as primeiras consultas agendadas pelo município, no qual, cada município possui autonomia para agendar os pacientes e definir os casos prioritários. Após encaminhamento para o AME, os pacientes passam por consultas de avaliação do caso, e, sendo prescrita a necessidade da realização de cirurgia, o paciente realiza avaliação anestésica e pré-operatória. Caso o paciente tenha dúvidas, o ambulatório possui canal telefônico para atendimento: 14 3811-0600”, diz a Secretaria Estadual de Saúde.

“O DRS e o AME de Botucatu permanecem à disposição para demais esclarecimentos”, finaliza a nota.

Veja os relatos de pessoas que esperam por resposta de agenda: Link do Face do 14News nos comentários.

Veja outros casos relatados também na Rádio Municipalista:

LISTA DE PESSOAS AGUARDANDO CIRURGIA OCULAR

  • João Batista de Pádua Melo – 88 anos. (usa andador). Caso do AME.
  • Marilene Dezem Borguini – 80 anos. Esperando entre 2 a 3 anos. AME.
  • Maria Aparecida Simão dos Santos – esperando cirurgia no AME. Desde 22 /10/20 – catarata. 99737-9863.

-“Preciso operar com urgência a Catarata em ambos os olhos – descolamento da retina.

-Neuza da Costa dos Santos – 99191-4924. O posto já encaminhou pro AME mas tem que ser Urgente senão vou perder a visão dos olhos.

DEMAIS ESPECIALIDADES

-Pedro Fernandes tem 73 anos – está aguardando um cirurgia nos joelhos desde 2014 pela Unesp – a cirurgia chegou a ser marcada para abril/2020 ele estava realizando os exames necessários mas ai veio a pandemia e não fizeram e desde então ele aguarda um retorno na Unesp e nada “tenho muita dor nas pernas, ando com auxilio de muletas, eu sou aposentado e recebe um salario mínimo não tenho como pagar uma cirurgia”

-Tasso Ballestero
Fiz um pedido de vasectomia pelo posto tem 4 anos. Já fiz no particular tem muito tempo e minha solicitação na Unesp não passou nem do serviço social.

-Paola Fioretto Almeida
Desde 2018 aguardando ser chamada na oftalmo por causa do diagnóstico ceratocone nos dois olhos…. A tendência é piorar ou até perder a visão.

-Tamira Almeida
Desde 2019 esperando me chamarem pra fazer cirurgia na vesícula! Ja tive pancreatite e fiquei internada, mas ainda assim não fizeram a cirurgia!
Tamira Aline de Almeida Marfil.

-Dara Cristina
Dara Cristina de Oliveira dionizio
Faz 3 anos que aguardo uma cirurgia da vesícula!

-Elisabete Giovana
Minha filha espera por cirurgia faz 4 anos

-Alzira Bernardo Moreno – está ha 3 anos esperando a cirurgia da catarata pela unesp
. 3815-1623.

-Sou Denise, minha irmã estava ouvindo o programa agora de manhã onde falava sobre cirurgia ,e eu gostaria de deixar meu nome porque preciso fazer uma ressonância para confirmar a cirurgia do meu braço tendão com inflamação e provavelmente rompido. Meu nome: Denise Aparecida de Oliveira Paes.

REUNIÃO

O prefeito Mário Pardini estava com uma reunião marcada com a Secretaria Estadual da Saúde também para saber sobre esse assunto. Havia informação de dificuldade do AME em estar dando andamento nos casos, o que foi relatado às pessoas que ligavam no serviço de saúde. Esse tema seria debatido na região.

O Governo do Estado também prometeu fazer um mutirão para zerar a fila de cirurgias e que as pessoas irão receber ligação dos hospitais para esses procedimentos.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também