O Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (HCFMB) – que atende pacientes internados e que sofreram traumas – apresenta números expressivos de atendimento em 2024.
Foram aproximadamente 4 mil procedimentos realizados entre 1º de janeiro e 30 de setembro. Entre consultas realizadas no consultório odontológico e interconsultas – procedimentos realizados pelos profissionais de saúde em diferentes pacientes, encaminhados de diversas especialidades com o objetivo de resolver os problemas odontológicos, trocar informações e opiniões sobre determinados casos clínicos.
Quando o assunto são os procedimentos odontológicos realizados no mesmo período (extrações, restaurações, laser, etc), os dados também revelam o nível de abrangência da área: foram 5.680 procedimentos.
Atuação no Centro Cirúrgico
O Serviço possui um dia da semana reservado para atendimentos que ocorrem no Centro Cirúrgico do Hospital. Todas as sextas-feiras, na parte da manhã, os profissionais se reúnem para os procedimentos que não podem ser realizados no consultório.
Alguns pacientes, com transtorno do espectro autista (TEA) e com doença de alzheimer, por exemplo, são os que necessitam de anestesia geral para realização de intervenções odontológicas, por não ser possível tratá-los no ambulatório.
O horário do Centro Cirúrgico (todas as sextas-feiras) ocorre desde o início da gestão do médico urologista Paulo Kawano, à frente do Serviço, e da enfermeira Marcela Cristina M. Z. Vasques, que viabilizaram a situação com a Superintendência.
Atividade nas Unidades Externas
Em abril de 2019, o Serviço de Odontologia Hospitalar melhorou sua atuação com a montagem e inauguração do Consultório no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), oferecendo atendimento aos pacientes oncológicos e demais usuários da Unidade.
No mês de setembro de 2024, o Serviço expandiu, pois iniciou os atendimentos odontológicos com pacientes do Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), diretamente no consultório montado no próprio Serviço. Os procedimentos são realizados por um profissional recém contratado, que tem atuado no atendimento no consultório do SARAD e no consultório do HEBo.
Plantão Odontológico
Em novembro de 2018, o Serviço viabilizou a implantação do Plantão Odontológico à distância. Segundo o Coordenador José Eduardo Ary, “a escala ocorre todos os dias à noite e aos finais de semana”. O atendimento é feito em eventuais urgências com pacientes internados no HC, Pronto Socorro Referenciado (PSR), Pronto Socorro Adulto (PSA), Pronto Socorro Infantil (PSI) e CROSS. O Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HCFMB é acionado e comunica ao dentista plantonista a necessidade de atendimento.
Os casos mais comuns atendidos nos plantões são traumas de face e dentais, hemorragias, abscesso e dores agudas. De maneira geral, os atendimentos são realizados em parceria com profissionais de saúde da área médica visando contemplar o cuidado em todas as suas dimensões.
Neste ano, de janeiro a setembro, foram feitos 306 atendimentos no plantão odontológico.
Sobre o Serviço de Odontologia Hospitalar do HCFMB
Criado em maio de 1997 como Gabinete Odontológico, hoje o Serviço de Odontologia Hospitalar, conta com duas salas de atendimento, oferecendo melhores condições aos profissionais e aos pacientes.
O Serviço oferece tratamentos odontológicos para pacientes atendidos no Complexo HC, contando com uma equipe composta pelos cirurgiões dentistas: José Eduardo Ary (Coordenador do Serviço), Fernando Augusto De Luca, Ricardo Leão Castilho, Helderjan de Souza Mendes, Eliana Maria Minicucci e Luís Fernando Azambuja Alcalde. As auxiliares odontológicas são: Arianne Fernanda Ferrari e Gisele de Almeida N. Chiarelli.
O HCFMB é um dos três hospitais do SUS no interior do Estado de São Paulo que possui o Serviço de Odontologia Hospitalar. O Hospital Estadual de Bauru e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto são as duas outras unidades que possuem um Serviço de Odontologia Hospitalar do SUS. (Da assessoria de imprensa do HCFMB).