O Governo de São Paulo anunciou uma força-tarefa para apoiar os municípios que lideram o ranking estadual de incidência da dengue neste ano. Nesta sexta-feira (21/2), o “Dia D” contra a dengue acontece em Conchas, na região de Bauru, que registrou uma taxa de 9,7 mil casos por 100 mil habitantes, de acordo com o Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Nas próximas semanas, a força-tarefa visitará as regiões de Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto.
A mobilização acontece das 7h às 18h, em Conchas. De acordo com a secretária executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris, a medida faz parte de uma série de ações estratégicas da Pasta no combate às arboviroses em todo o território paulista.
Até esta quinta-feira (20), Conchas registrou 1.473 casos e um óbito na cidade. Durante a ação, haverá atendimentos aos casos suspeitos de dengue, mutirão de limpeza para eliminação de criadouros do mosquito, conscientização porta a porta com visitas dos agentes sanitários, nebulização intercostal realizada pela equipe epidemiológica e atividades de conscientização nas escolas.
“A eliminação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, além da zika e chikungunya, é uma tarefa conjunta que mobiliza os cidadãos a participarem efetivamente do combate”, ressalta Perdicaris. Entre as orientações importantes estão a avaliação, limpeza e eliminação de água parada em quintais, caixas d’água, lixo, vasos de planta, pneus, latas e garrafas vazias e potes.
A Secretaria de Estado da Saúde monitora, de forma contínua, o cenário da dengue e outras arboviroses no estado, considerando indicadores importantes para a avaliação do comportamento da epidemia. Os resultados e os municípios em emergência são constantemente atualizados e disponibilizados por meio de boletins e paineis informativos no portal dengue.saude.sp.gov.br.
Decreto de emergência para dengue
O Governo de São Paulo decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em saúde pública no Estado, em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para as arboviroses, na capital paulista.
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, anunciou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do Estado.
Outra medida anunciada pela Pasta foi o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portátil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de SP disponibiliza 730 máquinas portáteis e 55 pesadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Diante do cenário epidemiológico, a SES investiu, ainda, na aquisição de medicamentos, como sais de reidratação oral, soro fisiológico e antitérmicos para o tratamento de pacientes. A Pasta reforçou o estoque com 32 milhões destes itens para apoiar municípios que enfrentam dificuldade no abastecimento das unidades de saúde.