No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença grave que pode comprometer o organismo e levar a morte.
Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, só no Brasil, um em cada cinco indivíduos sofrem da doença. Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, dentre eles, obesidade, sedentarismo, estresse, herança familiar e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Para alertar os caminhoneiros, a CCR SPVias, com apoio do Instituto CCR, realizará nessa quarta-feira, 26, das 10h às 15h30, ação de conscientização, oferecendo exames rápidos de saúde e orientações em relação à doença.
A ação será realizada no Auto Posto Cerrado, localizado no km 140 da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), em Alambari, das 10h às 15h30. Os caminhoneiros que passarem pelo local serão orientados sobre prevenção, sintomas e tratamentos.
Há cerca de um ano, José Carlos de Almeida participou de uma das ações do programa e o exame apresentou alterações. Desde então, o caminhoneiro providenciou acompanhamento médico. “Nunca tinha sentido nada, não imaginava. Para mim, foi muito importante ter parado naquele momento e fazer o teste. Hoje, tomo os remédios diariamente e minha pressão é controlada”, conta o motorista de caminhão.
O que é Hipertensão?
A hipertensão arterial é uma doença crônica não-transmissível, caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial. Atualmente, considera-se que valor igual ou superior a 14/9 é indicativo de hipertensão. No entanto, apenas o médico pode estabelecer um diagnóstico seguro.
Os sintomas:
- Dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Em caso de hipertensão arterial, além de mudanças no estilo de vida é necessário consultar um médico para avaliar a necessidade de medicamentos para manter a pressão arterial em equilíbrio. A prescrição de medicamentos deve ser feita por um médico que levará em consideração fatores como: estilo de vida, pressão arterial, idade e o risco cardiovascular
Clique aqui e acesse o material informativo desenvolvido pelo Instituto CCR em parceria com o Hospital São José.
Saúde Emocional do motorista
A ação também contemplará a “A Parada do Desabafo”, uma iniciativa que prevê o acolhimento, conversa e muito conforto, projetada para atuar em prol da saúde mental e emocional dos caminhoneiros. Haverá uma estrutura montada no local para atender os motoristas individualmente, com pessoas preparadas para ouvir e oferecer apoio emocional. O objetivo é atender motoristas em situação de vulnerabilidade emocional, como estresse, depressão, ansiedade, entre outras questões pessoais. O projeto também acolhe familiares e demais acompanhantes que estejam com os motoristas.
Além desse atendimento presencial, a equipe orientará os caminhoneiros em relação aos benefícios dos cuidados com a saúde mental, bem como divulgará o primeiro canal de atendimento online que já está disponível pelo número de WhatsApp exclusivo da iniciativa: (11) 4200-0034. Todas as informações são sigilosas.
Serviço
Caminhos para a Saúde
Data: 26 de abril – quarta-feira
Horário: 10h às 15h30
Local: Local: Auto Posto Cerrado, – km 140 da Rodovia Raposo Tavares (SP 270), sentido capital – Alambari.